Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Planejamento Estratégico - Um exemplo lúdico para entender na prática...

Publicado em 10/01/2022 - 20:30 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://capitalsocial.cnt.br/

Como apresentei no artigo anterior, está claro que neste início de ano a primeira coisa que vêm à mente dos empresários que buscam se preparar para o SUCESSO é o   PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

cumprindo o que havia prometido, de forma lúdica, simples e objetiva, vou mostrar abaixo um exemplo de planejamento estratégico que indiscutivelmente os fará entender exatamente o que é um Planejamento Estratégico...

ESTRATÉGIA É TUDO PARA UM GESTOR

Um velho vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito árduo.

Seu único filho, que antes o ajudava, estava na prisão.

O velho então escreveu a seguinte carta ao filho:

"Querido filho, estou triste pois, ao que parece, não vou poder plantar o jardim este ano. Detesto isto porque sua mãe adorava a época do plantio depois do inverno. Mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui eu não teria este problema, mas sei que não pode me ajudar... Com amor, Papai"

Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:

"PELO AMOR DE DEUS PAPAI, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos."

Às quatro da manhã agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram todo o jardim sem encontrar nenhum corpo.

Confuso, o velho escreveu uma nova carta para o filho contando o que acontecera.

Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora papai. Isto é o máximo que eu posso fazer no momento."

- Como podemos ver, nada como uma boa estratégia (ou planejamento estratégico) para conseguir coisas que parecem impossíveis.

Vamos entender o que foi feito convertendo o caso acima em um modelo de planejamento estratégico?


- Se observar com o detalhamento necessário, todos os itens que abordamos no artigo anterior estão presentes no exemplo acima, demonstrando de forma simples como realizar um planejamento estratégico.

- Agora é aperfeiçoar o conhecimento, tirar as dívidas que por ventura surgirem, ou contratar um especialista para ajudar-lhe, e "mãos à obra"!!!

Se tiver dúvidas, pode postá-las em nosso grupo e o Prof. João Carlos terá prazer em respondê-las. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "MEGAMINAS - COLUNA JC". Nele você poderá retirar suas dúvidas e também postar sugestões de temas para os artigos desta coluna. Seja muito bem vindo à MegaMinas.com.

Reitero  o convite   para que conheçam a TREINAR    ESCOLA    DE    NEGÓCIOS    A    DISTÂNCIA,  e seu respectivo curso intitulado "Formação de Líderes 5.0", que realmente será um divisor de águas para seu futuro, bem como de seus líderes, em relação à busca de resultados positivos e sucesso de sua empresa. 

Saiba mais clicando no link:    Formação de Líderes 5.0


Reiterando, lembre-se...

Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Planejamento Estratégico - Sua empresa está preparada para 2022?