Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

O Inimigo Tem Vacina?

Publicado em 08/02/2021 - 02:17 Por Prof. João Carlos Batista - Artigo editado em 22/02/2021 - 16:38
destaque
Créditos da imagem: https://www.uol.com.br/vivabem
Partindo do princípio de que estamos falando do inimigo nº 1 do empreendedor "procrastinação", citado no último artigo, e que “vacina” tem a finalidade de prevenir, bloquear e impedir os sintomas de uma determinada enfermidade, a resposta é sim, O INIMIGO TEM VACINA!!!

Neste processo de cura contra a procrastinação, o mais importante é trabalhar o processo comportamental. Entender que atrasar as atividades só te levam a aspectos negativos, e aceitar que isto está acontecendo com você. Diante disto ter a vontade real de combater este inimigo, e realmente querer mudar.

A partir da aceitação de que a procrastinação é um inimigo presente em sua vida pessoal e empresarial, e que está lhe prejudicando, com a criação de um desejo interno e uma vontade latente de combatê-lo, gerando uma mudança radical em sua vida, podemos lhe sugerir, dentre inúmeras opções, as seguintes ações que o(a) ajudarão significativamente.

1) Inicie o dia com tarefas agendadas o mais cedo possível, que tenham em sua realização a participação de outras pessoas. Isto o(a) fará assumir o compromisso de não deixar a manhã se perder com “distrações indevidas”, pois terá compromissos a cumprir, com outra parte para lhe cobrar e/ou exigir a participação. Depois que levantar e iniciar as atividades produtivas, fica mais fácil dar sequência a um dia ativo.

2) Estabeleça uma definição de gravidade, urgência e tendência relacionada a todas as atividades a serem realizadas. Com isto você evita dar prioridade a atividades mais simples e sem importância, protelando (procrastinando) as atividades mais complexas, mas de extrema gravidade e urgência, cuja tendência é gerar ou aumentar significativamente os seus problemas. Para tal pode-se usar a matriz G.U.T., que é uma ferramenta a ser apresentada em artigo futuro.

3) Tenha sempre uma agenda, seja ela física ou virtual, mas a tenha e a alimente diária e continuamente, lançando atividades a realizar, realizadas, e não realizadas (estas devem ser reagendadas e seus motivos analisados sempre para evitar reincidências), sendo consultadas sempre antes de dormir para se planejar para o dia seguinte. E o mais importante, cumprir a agenda, principalmente seus horários!!!

4) Estabeleça para si mesmo(a) o hábito de terminar tudo que começar. Evite realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sempre definindo as prioridades e sequências destas, entendendo que todas terão início, meio e fim. É melhor ter duas tarefas concluídas, uma em andamento, e duas a iniciar, todas com datas previstas e responsabilidade assumida para término, do que ter dez tarefas iniciadas, em andamento, sem qualquer previsão de término.

5) Lembre-se que o excelente é inimigo do ótimo, e o ótimo é inimigo do bom. O perfeccionismo pode leva-lo(a) a não alcançar o resultado desejado e isto pode induzi-lo(a) a não terminar projetos ou tarefas, procrastinando a entrega dos resultados, prejudicando sua vida pessoal e profissional. Não se penalize buscando continuamente algo com foco em complexidade e superação, quando pode ser realizado com simplicidade, assertividade e moderação. Entregue resultados que atendam às necessidades e expectativas de seus clientes, não as suas.

Vacine-se, imunize-se, combata, lute e vença este inimigo nº 1 que é a procrastinação e melhore os resultados de sua vida pessoal e profissional. Seja um(a) empresário(a) ativo(a) e focado(a) nos resultados a tempo e a hora. Mude e surpreenda-se com a sua capacidade produtiva. Acredite, você é capaz. Tomando emprestada a frase do ex-presidente do Estados Unidos da América, Barack Obama, que disse “Yes, we Can!!!”, sugiro que você repita todos os dias ao olhar no espelho “Yes, I Can!!!”.

;

Tags: gestão, empreendedorismo, liderança, inovação, gerenciamento, sucesso, empresas, microempresa,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial e treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos.

Leia também: Como Planejar De Forma Eficaz Usando O 5W2H