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Desenvolvimento De Habilidades E Competências

Publicado em 30/03/2021 - 11:51 Por Prof. João Carlos Batista
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Créditos da imagem: https://vocevaientender.files.wordpress.com/

Mais uma vez, atendendo a solicitações / sugestões de nossos leitores abordaremos algo de extrema importância quando falamos de liderança e capacidade de gestão com foco no sucesso. Falaremos neste artigo sobre DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.

A palavra “competência” é a “bola da vez”. Mas afinal, qual é o seu significado?

Entenderemos competência como “repertório de comportamentos e capacitações que algumas pessoas e organizações dominam melhor que outras, fazendo-as eficazes em uma determinada situação”. (Levy Loboyer)

- O domínio de determinadas competências faz com que profissionais e organizações façam a diferença no mercado.

Competência compreende os conhecimentos adquiridos, habilidades, o jeito de atuar e a experiência, desenvolvidos pela formação escolar, treinamentos e vivência cotidiana.

“Quem descuida de sua qualificação e atualização, perde a atratividade e não despertar atenção”.

A busca pela competência deve ser acompanhada pelo investimento naquelas que constituem a base interna dos processos empresariais. 

São elas: 

1- CAPACIDADE EMPREENDEDORA:

Facilidade para identificar novas oportunidades de ação, propor e implementar soluções aos problemas e necessidades que se apresentam, de forma assertiva, inovadora e adequada.

2- CAPACIDADE DE TRABALHAR SOB PRESSÃO:

Capacidade para selecionar alternativas de forma perspicaz e implementar soluções tempestivas diante de problemas identificados, considerando suas prováveis consequências.

3- COMUNICAÇÃO:

 Capacidade de ouvir, processar e compreender o contexto da mensagem, expressar-se de diversas formas e argumentar com coerência usando o feedback de forma adequada para facilitar a interação entre as partes. Feedback entendido como processo de ajuda e estímulo para mudança de comportamento e/ou para aquisição e/ou desenvolvimento de competências, contribuindo para o aprimoramento da performance individual, acelerando o processo de transformação do Potencial em Talento

4- CRIATIVIDADE:

 Capacidade para conceber soluções inovadoras, viáveis e adequadas para as situações apresentadas.

5- CULTURA DA QUALIDADE:

 Postura orientada para a busca contínua da satisfação das necessidades e superação das expectativas dos clientes internos e externos.  

6- DINAMISMO, INICIATIVA:

 Capacidade de atuar de forma proativa e arrojada diante de situações diversas.

7- FLEXIBILIDADE:

Habilidade para adaptar-se, oportunamente, às diferentes exigências do meio e capacidade de rever postura diante de argumentações convincentes.

8- LIDERANÇA:

Capacidade para catalisar os esforços grupais, a fim de atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.

9- MOTIVAÇÃO- ENERGIA PARA O TRABALHO:

Capacidade de demonstrar interesse pelas atividades a serem executadas, tomando iniciativas e mantendo a atitude de disponibilidade e de apresentar postura de aceitação e tônus muscular, que indicam energia para os trabalhos.

10- NEGOCIAÇÃO:

Capacidade de expressar e de ouvir o outro, buscando equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes, quando há conflitos de interesses e, de observar o sistema de trocas que envolve o contexto.

11- ORGANIZAÇÃO:

Capacidade de organizar as ações de acordo com o planejado, para facilitar a execução. 

12- PLANEJAMENTO:

Capacidade para planejar o trabalho, atingindo resultados por meio do estabelecimento de prioridades, metas tangíveis, mensuráveis e dentro de critérios e desempenho válidos. 

13- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL:

Habilidade para interagir com as pessoas de forma empática, inclusive diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes positivas, comportamentos maduros e não combativos.

14- TOMADA DE DECISÃO:

Capacidade para selecionar alternativas de forma sistematizada e perspicaz, obtendo e implementando soluções adequadas, diante de problemas identificados, considerando limites e riscos.

15- VISÃO SISTÊMICA:

Capacidade para perceber a integração e interdependência das partes que compõe o todo, visualizando tendências e possíveis ações capazes de influenciar o futuro.

Deixo aqui algo para refletir: 

- Quem é o responsável pelo seu desenvolvimento?

- O que você tem feito para contribuir com a qualidade e a melhoria contínua na sua empresa? 

- O que você tem feito para se preparar e realmente se tornar um líder diferenciado, capaz de atingir os resultados necessários, visando o sucesso de sua empresa?  

Lembre-se:

- Líder é aquele que “olha sempre para frente, acreditando no sucesso até o último instante, passando continuamente do bom para o melhor, e superando diariamente a si mesmo.”

- Agradecimento especial à nossa amiga Roselang de Morais Masson que contribuiu imensamente para este conteúdo quando da elaboração conjunta com nossos demais consultores na criação do curso "Gestão Empresarial para micro e pequenas empresas", culminando na criação da Treinar Escola de Negócios a Distância, e com o respectivo projeto piloto que foi o cursos a distância (EaD) intitulado "Formação de Lideres 5.0". Saiba mais: Formação de Lideres 5.0


ATENÇÃO:
- Agora temos um canal de comunicação onde você poderá sugerir temas para nossa coluna. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "MEGAMINAS - COLUNA JC" onde poderá sugerir, em tópicos, temas a serem abordados em meus artigos. Uma observação importante: O grupo não se destina a respostas relacionadas a dúvidas, portanto não haverão interações de minha parte ou por parte de minha equipe. o Link para fazerem parte de nosso grupo é:  https://chat.whatsapp.com/H1ZOUACghRPFPCQyxdxhF5

Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

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