Desenvolvimento De Habilidades E Competências
Publicado em 30/03/2021 - 11:51 Por Prof. João Carlos BatistaMais uma vez, atendendo a solicitações / sugestões de nossos leitores abordaremos algo de extrema importância quando falamos de liderança e capacidade de gestão com foco no sucesso. Falaremos neste artigo sobre DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A palavra “competência” é a “bola da vez”. Mas afinal, qual é o seu significado?
Entenderemos competência como “repertório de comportamentos e capacitações que algumas pessoas e organizações dominam melhor que outras, fazendo-as eficazes em uma determinada situação”. (Levy Loboyer)
- O domínio de determinadas competências faz com que profissionais e organizações façam a diferença no mercado.
Competência compreende os conhecimentos adquiridos, habilidades, o jeito de atuar e a experiência, desenvolvidos pela formação escolar, treinamentos e vivência cotidiana.
“Quem descuida de sua qualificação e atualização, perde a atratividade e não despertar atenção”.
A busca pela competência deve ser acompanhada pelo investimento naquelas que constituem a base interna dos processos empresariais.
São elas:
1- CAPACIDADE EMPREENDEDORA:
Facilidade para identificar novas oportunidades de ação, propor e implementar soluções aos problemas e necessidades que se apresentam, de forma assertiva, inovadora e adequada.
2- CAPACIDADE DE TRABALHAR SOB PRESSÃO:
Capacidade para selecionar alternativas de forma perspicaz e implementar soluções tempestivas diante de problemas identificados, considerando suas prováveis consequências.
3- COMUNICAÇÃO:
Capacidade de ouvir, processar e compreender o contexto da mensagem, expressar-se de diversas formas e argumentar com coerência usando o feedback de forma adequada para facilitar a interação entre as partes. Feedback entendido como processo de ajuda e estímulo para mudança de comportamento e/ou para aquisição e/ou desenvolvimento de competências, contribuindo para o aprimoramento da performance individual, acelerando o processo de transformação do Potencial em Talento
4- CRIATIVIDADE:
Capacidade para conceber soluções inovadoras, viáveis e adequadas para as situações apresentadas.
5- CULTURA DA QUALIDADE:
Postura orientada para a busca contínua da satisfação das necessidades e superação das expectativas dos clientes internos e externos.
6- DINAMISMO, INICIATIVA:
Capacidade de atuar de forma proativa e arrojada diante de situações diversas.
7- FLEXIBILIDADE:
Habilidade para adaptar-se, oportunamente, às diferentes exigências do meio e capacidade de rever postura diante de argumentações convincentes.
8- LIDERANÇA:
Capacidade para catalisar os esforços grupais, a fim de atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.
9- MOTIVAÇÃO- ENERGIA PARA O TRABALHO:
Capacidade de demonstrar interesse pelas atividades a serem executadas, tomando iniciativas e mantendo a atitude de disponibilidade e de apresentar postura de aceitação e tônus muscular, que indicam energia para os trabalhos.
10- NEGOCIAÇÃO:
Capacidade de expressar e de ouvir o outro, buscando equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes, quando há conflitos de interesses e, de observar o sistema de trocas que envolve o contexto.
11- ORGANIZAÇÃO:
Capacidade de organizar as ações de acordo com o planejado, para facilitar a execução.
12- PLANEJAMENTO:
Capacidade para planejar o trabalho, atingindo resultados por meio do estabelecimento de prioridades, metas tangíveis, mensuráveis e dentro de critérios e desempenho válidos.
13- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL:
Habilidade para interagir com as pessoas de forma empática, inclusive diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes positivas, comportamentos maduros e não combativos.
14- TOMADA DE DECISÃO:
Capacidade para selecionar alternativas de forma sistematizada e perspicaz, obtendo e implementando soluções adequadas, diante de problemas identificados, considerando limites e riscos.
15- VISÃO SISTÊMICA:
Capacidade para perceber a integração e interdependência das partes que compõe o todo, visualizando tendências e possíveis ações capazes de influenciar o futuro.
Deixo aqui algo para refletir:
- Quem é o responsável pelo seu desenvolvimento?
- O que você tem feito para contribuir com a qualidade e a melhoria contínua na sua empresa?
- O que você tem feito para se preparar e realmente se tornar um líder diferenciado, capaz de atingir os resultados necessários, visando o sucesso de sua empresa?
Lembre-se:
- Líder é aquele que “olha sempre para frente, acreditando no sucesso até o último instante, passando continuamente do bom para o melhor, e superando diariamente a si mesmo.”