Competências Indispensáveis À Gestão, E Estilos De Liderança Com Foco Em Resultados...
Publicado em 22/03/2021 - 21:59 Por Prof. João Carlos BatistaTendo como base a solicitação de nossos leitores, falaremos mais um pouco sobre liderança. Neste momento sobre "Competências de um líder e os estilos de liderança a serem adotados"...
- Competência compreende as habilidades e conhecimentos adquiridos e/ou desenvolvidos durante a formação escolar, participação em treinamentos e cursos, experiência e vivência profissional, bem como atitudes, que ao serem adotadas de forma integrada, estrategicamente empregadas para alcance dos objetivos e metas da Organização, permitem atingir com sucesso as expectativas da organização em relação à liderança.
Partindo-se desta premissa, o líder deve:
- Saber trabalhar em equipe;
- Saber ouvir;
- Ser comunicativo e assertivo;
- Ser motivado e motivador;
- Ser criativo e inovador;
- Ser humilde;
- Ser ético;
- Saber planejar, organizar, analisar, e tomar decisões;
- Saber delegar;
- Ter agilidade e flexibilidade;
- Ser empreendedor;
- Saber negociar;
- Saber se relacionar.
- Saber utilizar-se adequadamente da comunicação para expor de forma clara e transparente os objetivos e resultados esperados pela Organização e pelo próprio, envolvendo e motivando as pessoas para uma execução satisfatória dos processos;
- Estimular a participação e o comprometimento das pessoas e da equipe;
- Incentivar os colaboradores a assumirem desafios;
- Elogiar as pessoas e a equipe;
- Inspirar atitudes positivas e solidárias;
- Investir no desenvolvimento das pessoas.
Isto permitirá que o líder possa desenvolver suas habilidades de forma profissional e eficaz, alcançando as expectativas da organização em relação à sua atitude como gestor.
Importante se faz que o líder tenha conhecimento e busque adotar o estilo de liderança que melhor se adeque ao seu modelo de trabalho dentro da empresa onde atua.
ESTILOS DE LIDERANÇA
Podemos considerar os seguintes estilos de Liderança.
a) Liderança Autocrática
Líder centralizador, que define os objetivos e o método de trabalho, não dando à equipe oportunidade de participar do planejamento das tarefas ou de qualquer processo de decisão. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
b) Liderança Democrática
Neste estilo de liderança o Líder tende a tomar decisões através do consenso formado entre a equipe, incentivando a participação de todas as pessoas, procurando ouvir as opiniões e sugestões antes da tomada de decisões. Neste modelo o líder deve toma muito cuidado para não deixar prevalecer sempre a definição dos demais, independente de ser o melhor para a empresa.
- Independente do que visualizamos nos estilos anteriores, o que observamos no dia-a-dia dos líderes de sucesso, é que na prática raramente o líder exerce unicamente um estilo de liderança.
Diante disto importante se faz considerarmos um terceiro estilo de liderança..
c) Liderança Situacional
O líder situacional parte do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação, pelo contrário, cada tipo de situação requer um estilo de liderança diferente para se alcançar à eficácia da equipe de trabalho e o resultado esperado.
Desta forma o líder deve ter flexibilidade na relação com seus liderados, alterando seu estilo de atuação de acordo com a situação apresentada.
Em determinada situação, sua atuação pode ser mais autocrática, e em outra, mais democrática, sempre visando atender às necessidades da empresa e da equipe.