Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Competências Indispensáveis À Gestão, E Estilos De Liderança Com Foco Em Resultados...

Publicado em 22/03/2021 - 21:59 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://www.bing.com

Tendo como base a solicitação de nossos leitores, falaremos mais um pouco sobre liderança.  Neste momento sobre "Competências de um líder e os estilos de liderança a serem adotados"...

- Competência compreende as habilidades e conhecimentos adquiridos e/ou desenvolvidos durante a formação escolar, participação em treinamentos e cursos, experiência e vivência profissional, bem como atitudes, que ao serem adotadas de forma integrada, estrategicamente empregadas para alcance dos objetivos e metas da Organização, permitem atingir com sucesso as expectativas da organização em relação à liderança.

Partindo-se desta premissa, o líder deve: 

- Saber trabalhar em equipe; 

- Saber ouvir; 

- Ser comunicativo e assertivo; 

- Ser motivado e motivador; 

- Ser criativo e inovador; 

- Ser humilde; 

- Ser ético; 

- Saber planejar, organizar, analisar, e tomar decisões; 

- Saber delegar; 

- Ter agilidade e flexibilidade; 

- Ser empreendedor; 

- Saber negociar; 

- Saber se relacionar. 

- Saber utilizar-se adequadamente da comunicação para expor de forma clara e transparente os objetivos e resultados esperados pela Organização e pelo próprio, envolvendo e motivando as pessoas para uma execução satisfatória dos processos; 

- Estimular a participação e o comprometimento das pessoas e da equipe; 

- Incentivar os colaboradores a assumirem desafios; 

- Elogiar as pessoas e a equipe; 

- Inspirar atitudes positivas e solidárias; 

- Investir no desenvolvimento das pessoas. 

Isto permitirá que o líder possa desenvolver suas habilidades de forma profissional e eficaz, alcançando as expectativas da organização em relação à sua atitude como gestor.

Importante se faz que o líder tenha conhecimento e busque adotar o estilo de liderança que melhor se adeque ao seu modelo de trabalho dentro da empresa onde atua. 

ESTILOS DE LIDERANÇA 

Podemos considerar os seguintes estilos de Liderança. 

a) Liderança Autocrática 


Líder centralizador, que define os objetivos e o método de trabalho, não dando à equipe oportunidade de participar do planejamento das tarefas ou de qualquer processo de decisão. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

b) Liderança Democrática

Neste estilo de liderança o Líder tende a tomar decisões através do consenso formado entre a equipe, incentivando a participação de todas as pessoas, procurando ouvir as opiniões e sugestões antes da tomada de decisões. Neste modelo o líder deve toma muito cuidado para não deixar prevalecer sempre a definição dos demais, independente de ser o melhor para a empresa.


- Independente do que visualizamos  nos estilos anteriores, o que observamos no dia-a-dia dos líderes de sucesso, é que na prática raramente o líder exerce unicamente um estilo de liderança. 

Diante disto importante se faz considerarmos um terceiro estilo de liderança.. 

c) Liderança Situacional 

O líder situacional parte do princípio de que não existe um único estilo de liderança válido para toda e qualquer situação, pelo contrário, cada tipo de situação requer um estilo de liderança diferente para se alcançar à eficácia da equipe de trabalho e o resultado esperado. 

Desta forma o líder deve ter flexibilidade na relação com seus liderados, alterando seu estilo de atuação de acordo com a situação apresentada. 

Em determinada situação, sua atuação pode ser mais autocrática, e em outra, mais democrática, sempre visando atender às necessidades da empresa e da equipe. 

Agradecimentos especiais ao sempre amigo Prof. Ricardo Mendonça, que há anos contribuiu significativamente para o conhecimento relacionado ao tema administração e liderança, e cuja amizade e aprendizado agregaram grande valor e conhecimento à minha pessoa.

ATENÇÃO:
- Agora temos um canal de comunicação onde você poderá sugerir temas para nossa coluna. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "MEGAMINAS - COLUNA JC" onde poderá sugerir, em tópicos, temas a serem abordados em meus artigos. Uma observação importante: O grupo não se destina a respostas relacionadas a dúvidas, portanto não haverão interações de minha parte ou por parte de minha equipe. o Link para fazerem parte de nosso grupo é: https://chat.whatsapp.com/H1ZOUACghRPFPCQyxdxhF5

Tags: Administração, liderança, gestão, empreendedorismo, inovação, sucesso, credibilidade, resultado, líder, competência, estilo de liderança
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Como você define as prioridades dentro de sua empresa?