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COMBATENDO O DESPERDÍCIO
Publicado em 16/08/2021 - 21:45 Por Prof. João Carlos BatistaDesta vez abordarei este tema transcrevendo o conteúdo descrito por um grande amigo, Prof. Ricardo Mendonça, com quem trabalhei como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e contribuiu significativamente para a contextualização do tema Qualidade, abordado em diversos artigos, a quem reitero aqui meus agradecimentos especiais.
COMBATENDO O DESPERDÍCIO
O que é desperdício?
Desperdício é todo e qualquer recurso que se gasta na execução de um produto ou serviço além do estritamente necessário (matéria prima, materiais, tempo, dinheiro, energia, etc...).
É um dispêndio extra acrescentado aos custos normais do produto / serviço, sem trazer qualquer tipo de melhoria ao cliente.
Cabe ao empresário, com ajuda dos empregados devidamente comprometidos com a qualidade, identificar os prejuízos inerentes aos processos organizacionais e analisar, propor soluções e implantá-las de forma eficaz visualizando sempre a aplicação do ciclo PDCA.
Como localizar o desperdício?
DESPERDÍCIO DE MATÉRIA PRIMA:
- O uso de materiais com características superiores ou inferiores às necessidades significa desperdício pois:
• Se superior ao material adequado pode significar maior investimento para o mesmo resultado.
• Se inferior ao material adequado pode não atender às necessidades do cliente e trazer perda total do produto ou exigir reparos
- Quantidade incorretas de material constituem também desperdício pois:
• Sobra ou excesso não garante a qualidade do produto e requer esforço extra para ser retirada.
• A escassez de material pode prejudicar a fabricação do produto ou execução do serviço e alterar características ou estrutura.
DESPERDÍCIO DE MÃO DE OBRA:
- Subutilização reduz produtividade e aumenta custo
- Superutilização, se ocorrer por muito tempo, pode causar estresse e favorecer falhas e erros.
- A falta de capacidade exige treinamentos extras, acompanhamento e faz crescer o risco.
- Excesso de capacidade pode ser representado por mão-de-obra mais cara que a necessária ou significar subaproveitamento de pessoas gerando desestímulo.
DESPERDÍCIO NOS MÉTODOS DE TRABALHO:
- Sofisticação técnica desnecessária produz custos de implantação e manutenção além dos necessários.
- A falta de sofisticação necessária pode não garantir a qualidade final do produto.
- Excesso de etapas no processo gera custos maiores que os necessários e pode causar atrasos nas entregas.
- Falta de etapas no processo acarreta gargalos, ou seja, etapas sobrecarregadas que não acompanham o ritmo do processo, causando perda de tempo e recursos.
DESPERDÍCIO COM EQUIPAMENTOS:
- Com equipamentos obsoletos a quantidade ou a qualidade obtida ficam abaixo da média de empresas semelhantes e isso reduz a competitividade.
- Com equipamentos excessivamente avançados o volume absorvido pelo mercado não justifica a capacidade de produção do maquinário, aumentando os custos.
- Excessos de equipamentos aumenta a necessidade de espaço para os mesmos que, se não usados podem sofrer degradação ou gerar custo de manutenção para mantê-los aptos, causando com isto, crescimento do custo unitário do produto ou serviço.
- Reitero aqui meus agradecimentos especiais ao Prof. Ricardo Mendonça, que há anos contribuiu significativamente para a contextualização do tema Qualidade, abordado em diversos pontos aqui apresentados.
- Reitero ainda o convite para que conheçam a TREINAR ESCOLA DE NEGÓCIOS A DISTÂNCIA, e seu respectivo curso intitulado "Formação de Líderes 5.0", que realmente será um divisor de águas para seu futuro, bem como de seus líderes, em relação à busca de resultados positivos e sucesso de sua empresa.
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