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BENCHMARKING: Aprendendo com o sucesso alheio

Publicado em 15/09/2021 - 18:07 Por Prof. João Carlos Batista
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Créditos da imagem: https://www.shopperintelligence.com/
BENCHMARKING: APRENDENDO COM O SUCESSO ALHEIO

Para quê reinventar a roda? Se tenho problemas idênticos aos que outras organizações tiveram e superaram com sucesso, por que não pesquisar, avaliar, adequar às minhas necessidades e adotar as mesmas soluções?

A concorrência obriga os empresários a terem constantemente dois parâmetros para analisar a performance de sua empresa:

1) Interno: - Medição e avaliação dos progressos obtidos na melhoria do atendimento às expectativas dos clientes (internos e externos).

2) Externo: - Comparação de sua performance com as conquistas obtidas pela concorrência, ou seja, com a utilização do Benchmarking.  

É possível aprender muito com aqueles que, antes da sua empresa, identificaram e solucionaram problemas como os que você enfrenta agora.

Podemos aplicar o benchmarking de forma satisfatória observando os seguintes passos:

1) Identifique os problemas realmente importantes de sua empresa na visão dos clientes e localize em quais processos ocorrem estes problemas. Lembre-se, problemas também podem significar pontos que deixam a desejar em relação à expectativa de seus clientes.

2) Selecione organizações que estejam solucionando ou já tenham solucionado os problemas que sua empresa está enfrentando. Faça contato com estas empresas e peça ajuda para solucionar seus problemas. Um bom começo é falar com seus principais fornecedores, clientes, consultor empresarial, associação comercial ou o Sebrae.

3) Planeje o que você vai observar na empresa. Analise seus problemas e faça uma lista de perguntas cujas respostas deseja obter. Identifique todos os passos atuais do seu processo. Relembre quantas pessoas, quanto tempo e quanto dinheiro é gasto em cada processo.

4) Faça a visita em conjunto com um profissional de sua empresa que conheça a fundo o processo em que o problema se encontra. Leve um souvenir de sua empresa ao anfitrião e conquiste a sua confiança. Pergunte tudo o que considerar relevante. Agradeça e valorize o que ele vai lhe mostrar.

5) Organize as ideias e sugestões que você coletou. Apresente ao seu pessoal e peça contribuições. Anote as sugestões colhidas. Realize um processo de Brainstorming (falaremos sobre ele no próximo artigo).

6) Implemente as ideias em sua empresa. De nada vale colher ideias importantes se elas não são implementadas. Inicie pelas sugestões mais simples e rápidas para os problemas que seus clientes consideram mais importantes.

7) Faça com que toda a organização tenha conhecimento dos resultados e como foram obtidos.

8) Não se esqueça de dar feedback à empresa que lhe ajudou informando os resultados obtidos pela sua Organização. Agradeça e ofereça seus préstimos.

9) Faça análise e busque melhoria constante do processo. Faça valer o ciclo PDCA (também falaremos sobre ele nos próximos artigos).

Lembre-se:



Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

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