Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

A "Qualidade" e a "Administração" voltada para "Processos"...

Publicado em 23/08/2021 - 22:35 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://www.ewsolutions.com/
A QUALIDADE E A ADMINISTRAÇÃO VOLTADA PARA PROCESSOS

Existem conceitos conhecidos e aplicados a décadas por membros das mais diversas Organizações existentes no Brasil e que, apesar de estarem sempre à vista, muitos dos pequenos empresários não têm acesso, ou pelo menos, não buscam o conhecimento necessário para aplicação em suas micro, pequenas e médias empresas com vistas à maior eficácia e melhores resultados.

É indiscutível que a gestão orientada para processos é uma das bolas da vez nas organizações do século XXI.

Este conceito já é conhecido a vários anos por profissionais como, por exemplo, os analistas de organização, sistemas e métodos, analistas da qualidade, gestores da qualidade, etc..., que sempre afirmaram e demonstraram a necessidade da ênfase aos processos, sempre de forma global, ou seja, tendo uma visão holística da situação.

Podemos citar como exemplo a necessidade de um profissional da área responsável pelo mapeamento de processos da organização, para auxiliar o departamento de informática na confecção de um sistema de compras,  cujo profissional deverá ter uma visão generalizada do processo, ou seja, conhecer não somente o processo adotado pelo departamento de compras, como também todo o fluxo gerado a partir da necessidade de aquisição ou reposição de um determinado bem em um departamento, passando pela sua solicitação, cotação de preços, autorização de compra, recebimento, contabilização de documentos fiscais até o pagamento ao respectivo fornecedor, e gestão pós vendas.

Consideremos ainda que, com a disseminação da “Qualidade” e, consequentemente a necessidade de certificação nos padrões da NORMA ISO-9000, partindo de sua grande evolução voltada para a gestão organizacional, está ainda mais comprovada a necessidade de orientação por processos, com ênfase em padronização, mantendo-se a flexibilidade necessária para não engessar os processos.

O empresário deve tomar cuidado para não submeter os processos à estrutura da empresa, quando deveria estar fazendo o contrário. Os processos é que são importantes e a eles a empresa deve emprestar a estrutura que melhor lhes sirva.

O enfoque da gerência sofre mudanças na administração voltada para processos, ou seja:
 

;

Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: Matriz GUT - Definindo prioridades...