Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

5W2H - Criando planos de ação eficazes...

Publicado em 08/11/2021 - 21:18 Por Prof. João Carlos Batista
destaque
Créditos da imagem: https://achievemore.com.br/

A ferramenta 5W2H foi criada para facilitar a identificação de problemas, bem como o desenvolvimento de planos de ação, de forma a garantir uma maior eficácia quanto aos resultados a serem alcançados.

Ela permite, de forma simples, garantir itens indispensáveis em  identificação de problemas e  planejamento de ações corretivas voltadas ao alcance de resultados satisfatórios quando de suas implementações.

É composta de 7 itens, criados com palavras em inglês, com as seguintes traduções:

É baseada na resposta dos seguintes questionamentos:

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS:

WHAT? – O que? (Definição do Problema) - É utilizado para descrever o problema.

WHEN? – Quando? (tempo) - É utilizado para identificar o momento em que o problema começou a sua variação no tempo.

WHO? – Quem? (Identidade) - É utilizado para identificar os indivíduos associados ao problema.

WHERE? – Onde? (Local) - É utilizado para situar geograficamente o problema.

WHY? – Por que? (motivo) - É utilizado para identificar as causas potenciais.

HOW? – Como? (maneira) - É utilizado para explicar a forma de ocorrência do problema. Ajuda também a identificar as causas potenciais do problema.

HOW MUCH? Quanto? (magnitude) - É utilizado para definir a extensão ou magnitude do problema, bem como o custo do problema ao longo do tempo.

PLANEJAMENTO DE PLANOS DE AÇÃO:

WHAT? – O que deverá ser feito? Definição sucinta das ações a serem realizadas;

WHEN? – Quando deverá ser feito? Definição de cronograma, com data de início e fim de cada etapa da(s) ação(ões) a ser(em) realizada(s);

WHO? – Quem deverá fazer? Definição do responsável pela condução do processo, com especificação dos envolvidos e co-responsáveis, com seus respectivos aceites.

WHERE?  – Onde deverá ser feito? Definição do local, ou locais onde as etapas do projeto será(ão) desenvolvida(s);

WHY? – Por que deverá ser feito? Este é o momento de analisar se realmente existe necessidade de realizar este plano de ação, considerando seus resultados e o tempo/valor a ser empregado no mesmo (custo benefício).

HOW? – Como deverá ser feito? Definição detalhada de como cada etapa deverá ser realizada de forma a evitar falhas no processo de execução das atapas da ação.

HOW MUCH? – Quanto será gasto ou investido para implementar o plano de ação? Levantamento detalhado de todo o custo/investimento do projeto, de forma a identificar a existência de recursos suficientes para sua implementação e/ou fontes que se possa recorrer caso haja viabilidade econômico-financeira para tal.

Em síntese, ao adotar esta ferramenta para identificar problemas e criar ações corretivas para eliminar as causas raízes, você estará aumentando exponencialmente as chances de sucesso, com economia de tempo e de recursos, afinal, se bem implementado as dúvidas darão lugar à produtividade.

" F I M "

Se tiver dúvidas, pode postá-las em nosso grupo e o Prof. João Carlos terá prazer em respondê-las. Basta clicar no link abaixo e fazer parte de nosso grupo "MEGAMINAS - COLUNA JC". Nele você poderá retirar suas dúvidas e também postar sugestões de temas para os artigos desta coluna. Seja muito bem vindo à MegaMinas.com.

Reitero  o convite   para que conheçam a TREINAR    ESCOLA    DE    NEGÓCIOS    A    DISTÂNCIA,  e seu respectivo curso intitulado "Formação de Líderes 5.0", que realmente será um divisor de águas para seu futuro, bem como de seus líderes, em relação à busca de resultados positivos e sucesso de sua empresa. 

Saiba mais clicando no link:    Formação de Líderes 5.0


Reiterando, lembre-se...


Tags: Administração, gestão, empreendedorismo, inovação, liderança, sucesso, competências, gerenciamento, sucesso,
 Prof. João Carlos Batista Prof. João Carlos Batista
Gestão & Empreendedorismo

Apaixonado pelo que faz, estudioso e atuante na área de consultoria empresarial, bem como na área de treinamento, experiência como docente na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Faculdade Metodista Granbery, integrante voluntário do Rotary International, onde atuou como Presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte no ano rotário 2018/2019, fundador e diretor executivo da Treinar Gestão Empresarial e Treinar Escola de Negócios a Distância, dentre outras significativas atuações como gestor em sua carreira profissional, o Prof. João Carlos Batista disponibilizará nesta coluna conteúdo relevante sobre “Gestão & Empreendedorismo”, com dicas, notícias e novidades relacionadas ao mundo empresarial, buscando auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de ideias, projetos, criação, organização, gestão e busca contínua do sucesso de seus empreendimentos. " www.treinarvirtual.com.br "

Leia também: PDCA - A ferramenta ideal para a busca contínua da qualidade