Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Você sabe qual é a sua renda?

Publicado em 28/09/2021 - 07:33 Por Priscilla Mundim
destaque
Créditos da imagem: Priscilla Mundim (Canva)


Você tem renda fixa? O mesmo salário todo mês? Ou sua renda é variável? Aquela que é diferente mensalmente por incidência de horas extras, premiações, comissões ou prestação de serviço autônomo? Se a sua resposta é a segunda opção, fica um pouco mais difícil ter um controle mais rígido das suas finanças, mas fique tranquilo, é perfeitamente possível driblar esta dificuldade.

 

Se você tem um salário fixo, com certeza, você deve ser contratado por uma empresa. É o meu caso. Sou funcionária da TV Integração, afiliada Globo em Uberlândia, há 13 anos. Tenho um salário que só aumenta caso eu tenha algum reajuste por mérito/promoção ou reajuste por negociação anual da categoria de jornalistas. 

 

Mas o valor do meu salário não é a quantia de dinheiro que cai na minha conta no último dia útil de cada mês. Isso porque o montante que eu recebo é o meu salário líquido, já que a empresa é obrigada a descontar os tributos federais (como o INSS e o imposto de renda), benefícios, planos de saúde, vale transporte, entre outros. O valor que eu recebo é sempre menor que o meu salário.

 

E se sua renda é variável? Provavelmente você é um autônomo, um prestador de serviço, tem um empresa ou trabalha com comissões. Nesse caso, o mais recomendado pra você é fazer uma média dos valores recebidos por 6 meses. Precisamos ter um valor real e único para planejar sua vida financeira anual e tudo aquilo que será guardado para suas emergências e sua vida futura.

 

Então, você sabe qual a sua verdadeira receita mensal? Esse é o seu ponto de partida. Pegue seu holerite, caso você tenha um emprego CLT. Mas se você é autônomo, peça ao banco os seis últimos extratos da sua conta e faça um levantamento de tudo que entrou lá nesse tempo aí. Estabeleça um rendimento médio

 

Ao conhecer sua renda você está dando o primeiro passo para organizar suas finanças

 

Quer aprender como eu faço? Acompanhem comigo! @primundim

 

Até breve

 

Priscilla Mundim

Tags: finanças, dinheiro, família, casa, filhos, administração da casa, gastos, receitas, rendimentos, Gestão de Casa, poupar, investir
 Priscilla Mundim Priscilla Mundim
Gestão De Casa

Tenho 38 anos, dois filhos, marido, uma casa, um telejornal e vários outros projetos na minha responsabilidade. Sou economista e jornalista de formação. Tenho também mestrado em Ciências Econômicas pela UFU e outros cursos de aprimoramento profissional na área de planejamento financeiro. Moro em Uberlândia, trabalho na TV Integração - afiliada Globo - há 13 anos e sou editora-chefe do MG2, o jornal das 19h. Sejam muito bem-vindos!

Leia também: Dicas para aproveitar a Black Friday e economizar