Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Um novo mês, uma nova oportunidade de organizar sua vida financeira

Publicado em 03/10/2021 - 20:07 Por Priscilla Mundim
destaque
Créditos da imagem: Priscilla Mundim (Canva)


Primeira semana de outubro: uma nova oportunidade de recomeçar e organizar sua vida financeira. Reserve um dia desta semana para fazer isso. Eu vou te ajudar listando alguns passos importantes que precisam ser dados. 

 

Aqui em casa eu sempre faço isso sempre antes do vencimento das primeiras contas, ou seja, antes do dia 5 de cada mês. 

 

Escolha seu dia, marque na sua agenda e cumpra.



 

1) Analise seu salário. Se ele tem um valor fixo, fica mais fácil. Mas se ele é variável avalie o que você recebeu: hora extra, premiação, comissão... Observe também os descontos e impostos que incidiram sobre o valor total. Isso é importante para você conhecer sua renda. Se você é autônomo, faça o exercício de analisar os seis últimos extratos bancários para estabelecer uma renda média para você.

 

2) Liste suas contas fixas: tudo que tem o mesmo valor todos os meses e que não dá pra viver sem. Aluguel, condomínio, água, luz, telefone, internet, escola dos filhos, faculdade, financiamentos...

 

3) Faça uma previsão de gastos variáveis. Lembra que falei pra anotar tudo que você gasta com "continhas" e detalhar os valores do cartão de crédito? Isso será importante para você conhecer seus custos variáveis: aqueles que não tem valores fixos e que oscilam bastante. Exemplo: supermercado, farmácia, transporte, lazer, higiene, vestuário... presentes...

 

4) Depois de analisar tudo, "pague você primeiro". Consegue poupar quanto neste mês? 10% do salário? Ou não tá sobrando nada? Consegue reservar pelo menos R$ 150,00? "Ah, é muito pouco, Priscilla". Não, não é não! Guarde. 

 

5) Agora, programe o pagamento das contas de acordo com os dias de vencimento de cada uma. E se você paga gastos variáveis no cartão de crédito, estabeleça um limite para este mês que está começando. Importante: tente enxugar ou eliminar algo. Sempre dá certo.

 

Tente! Vale a pena começar. Você não vai se arrepender.

 

Até breve

Priscilla Mundim

@primundim

Tags: finanças, dinheiro, família, casa, filhos, administração da casa, gastos, receitas, rendimentos, Gestão de Casa, poupar, investir
 Priscilla Mundim Priscilla Mundim
Gestão De Casa

Tenho 38 anos, dois filhos, marido, uma casa, um telejornal e vários outros projetos na minha responsabilidade. Sou economista e jornalista de formação. Tenho também mestrado em Ciências Econômicas pela UFU e outros cursos de aprimoramento profissional na área de planejamento financeiro. Moro em Uberlândia, trabalho na TV Integração - afiliada Globo - há 13 anos e sou editora-chefe do MG2, o jornal das 19h. Sejam muito bem-vindos!

Leia também: Dicas para aproveitar a Black Friday e economizar