Que tal fazer um mês de maio diferente?
Publicado em 28/04/2022 - 08:43 Por Priscilla MundimSe você chegou até aqui é porque leu o título desta coluna e aceitou minha proposta, certo?
O Gestão de Casa quer te propor um desafio de organização financeira para ser realizado durante todo o mês de maio.
Topa? Continue aí que agora eu vou te explicar como tudo isso vai funcionar.
#desafiogestaodecasa
Antes de qualquer coisa, eu preciso te contar que o primeiro passo da organização financeira pessoal é fazer o seu diagnóstico financeiro, como se fosse um check-up das suas finanças.
Existem três alternativas:
Ou você está endividado...
Ou você gasta tudo que ganha...
Ou você é um poupador/investidor...
Em qual situação você está?
Para saber sua real condição, você terá que elaborar seu orçamento doméstico.
Nem venha argumentar que isso é difícil, que você não entende de números ou não é bom em matemática. Organizar as finanças não é tão difícil como muitos imaginam, basta um pouco de dedicação. A melhor forma para não se enrolar em dívidas é se organizar.
CONTAS FIXAS
A primeira coisa que você vai fazer nestes próximos dias, antes da chegada do mês de maio, é relacionar todas as suas contas fixas, aquelas tem os mesmos valores todos os meses.
Relacionei alguns exemplos para te ajudar:
Aluguel
Financiamento da casa
Condomínio
Empréstimo
Prestação do carro ou da moto
Escola dos filhos
Mensalidade da faculdade
Mensalidade de internet
Conta de celular
Academia
Plano de saúde
Atenção: essas contas relacionadas acima representam o seu comprometimento financeiro antes mesmo do mês de maio começar. São contas que, faça chuva ou faça sol, você tem que pagar. A partir daqui, vamos começar a pensar naquelas despesas que surgem depois, ao longo do mês.
AQUI ENTRA O DESAFIO GESTÃO DE CASA!!!
Para termos a real noção das suas contas variáveis, você precisa anotar todos os seus gastos a partir do dia 1 de maio. Digo anotar tudo, tudo, tudo! Como?
Existem inúmeras formas de fazer isso, e eu vou te ajudar.
Você pode guardar os comprovantes da maquininha do cartão, depois juntar tudo e transcrever os dados para um local específico. Você pode anotar diariamente no bloco de notas do celular já que ele está sempre com você. Tem a alternativa também de usar um papel e uma caneta, ou talvez um bloquinho que caiba dentro da bolsa. Ou até mesmo uma planilha no computador.
O que você vai anotar?
O QUE: o que você gastou
DATA: o dia que você teve esse gasto
LOCAL: onde foi o gasto
VALOR: quanto custou
Anote o café da manhã na padaria, o restaurante do almoço, o supermercado, a farmácia... algum presente que você comprou. Relaciona também aquele gasto na loja de conveniência, o transporte por aplicativo, os barzinhos e a pizza do fim de semana.
Vai dar trabalho? Se você fizer a tarefa diariamente, NÃO! Agora se deixar acumular, aí pode ser mais difícil e cansativo.
Para fazer o seu diagnóstico a gente precisa passar por este estágio.
COMO EU VOU TE AJUDAR?
Se você tiver alguma dúvida, fique à vontade para me mandar uma mensagem lá no meu INSTAGRAM @primundim.
É por lá que eu vou lançar a #desafiogestaodecasa, vou registrar todos que estão participando e, claro, vou ajudar aqueles que precisam de uma mãozinha durante todo esse mês de maio.
Aos poucos eu vou te explicando o que faremos com estes dados que você vai coletar, ok?
Fico feliz que tenha topado.
Bora?
Priscilla Mundim
Jornalista e economista
@primundim