Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Qual o percentual de comprometimento da sua renda?

Publicado em 16/12/2021 - 06:42 Por Priscilla Mundim
destaque
Créditos da imagem: Priscilla Mundim (feito no Canva)


Os seus sonhos estão engavetados? Não está sobrando nada de grana durante o mês para planejar aquela viagem de férias com a família?

 

Para conquistar seus objetivos e ter uma vida financeira saudável é essencial que você gaste menos do que ganha e ainda multiplique o dinheiro que restou

 

Se você tem dificuldades para detalhar suas despesas eu te apresento hoje mais uma técnica muito utilizada na educação financeira. 

 

Vamos dividir seu salário em três partes:

 

50% PARA NECESSIDADES BÁSICAS:

Aqui vai entrar tudo que é essencial na sua vida. Aquilo que você precisa para sobreviver, como aluguel, financiamento da casa, alimentação, água, luz, saúde, transporte... São despesas que se a gente cortar, vai fazer muita falta. 

 

30% PARA SEU ESTILO DE VIDA:

Aqui entram aquelas contas que não são consideradas básicas e que podem ser reduzidas ou até eliminadas, caso seja necessário. Despesas com lazer, restaurante, bares, viagens, cuidados pessoais, cabeleireiro, presentes... são valores que não são de extrema necessidade para a nossa sobrevivência, mas que fazem a gente ter prazer.

 

20% PARA PROJETOS DO FUTURO:

Neste percentual entram os nossos sonhos e o nosso futuro. Aqui teremos o dinheiro que você vai guardar para a sua segurança no longo prazo.

 

É importante fazer uma ressalva e te explicar que o orçamento deve ser pessoal porque cada pessoa tem necessidades e prioridades diferentes. Alguma conta que eu colocar na minha categoria de “estilo de vida”, pode ser uma conta que você colocaria nos “gastos essenciais”. Então, o que vale é avaliar individualmente e tentar fazer o seu próprio detalhamento aí.

 

Conte comigo!

 

Priscilla Mundim

Jornalista e economista

@primundim

Tags: finanças, dinheiro, família, casa, filhos, administração da casa, gastos, receitas, rendimentos, Gestão de Casa, poupar, investir
 Priscilla Mundim Priscilla Mundim
Gestão De Casa

Tenho 39 anos, dois filhos, marido, uma casa, um telejornal e vários outros projetos na minha responsabilidade. Sou economista e jornalista de formação. Tenho também mestrado em Ciências Econômicas pela UFU e outros cursos de aprimoramento profissional na área de planejamento financeiro. Moro em Uberlândia, trabalho na TV Integração - afiliada Globo - há 13 anos e sou editora-chefe do MG2, o jornal das 19h. Sejam muito bem-vindos!

Leia também: Dicas de como equilibrar as finanças do casal