Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Ferramentas que eu preciso para organizar a vida financeira da nossa casa

Publicado em 04/11/2021 - 07:18 Por Priscilla Mundim
destaque
Créditos da imagem: Priscilla Mundim (feito no Canva)


Você tem noção de que sua vida financeira pode estar empacada por pura falta de planejamento? Por falta de organização? A maioria das pessoas não imagina que coisas simples podem fazer uma diferença enorme para o bolso.

 Quer a minha ajuda? 

 Na coluna de hoje, eu vou te mostrar as ferramentas que fazem parte do meu dia a dia, instrumentos que eu utilizo e não abro mão. 

 



Pasta de contasAdotei essa estratégia há uns bons anos e deu muito certo por aqui. É uma pastinha simples, que a gente vai colocando tudo que chega na caixa dos Correios e também pelo nosso e-mail. Eu, particularmente, gosto de imprimir alguns boletos importantes como: impostos e a fatura do cartão de crédito. Se você não tem uma impressora em casa, a alternativa é salvar no seu celular.







Bloco de notas do celular. Anoto diariamente os gastos com contas variáveis, como: supermercado, sacolão, farmácia e padaria. Faço o fechamento por semana e vou controlando estas despesas ao longo do mês para não cair de costas quando a fatura do cartão de crédito chegar.

 








Planilha no computador. Como eu já domino o Excel, eu tenho a minha própria planilha que está comigo desde 2011, quando comecei a organização da minha vida financeira. Se você não tem computador ou não entende nada de Excel, a solução é papel e lápis. Uma folha com linhas e colunas, onde você poderá anotas todos as despesas do mês e fazer a previsão dos meses seguintes. 

 







Aplicativos de bancos. Desde que os bancos inventaram este tipo de serviço eu estou lá usufruindo deles. Não fico sem. É economia de tempo. Aqui em casa,  não existe esse negócio de ir ao banco ou à lotérica. Tenho pânico disso!!! Resolvo tudo pelo aplicativo.

 







Disposição e organização. Não vou romantizar esse momento de jeito nenhum. Ter o controle das contas de casa requer dedicação e tempo. Mas se você pega o jeito, as coisas fluem de forma mais rápida e simples mês a mês. Vale a pena fazer!!!!

 




Quer começar? 

Conte comigo

 

Priscilla Mundim

@primundim

 

Tags: finanças, dinheiro, família, casa, filhos, administração da casa, gastos, receitas, rendimentos, Gestão de Casa, poupar, investir
 Priscilla Mundim Priscilla Mundim
Gestão De Casa

Tenho 39 anos, dois filhos, marido, uma casa, um telejornal e vários outros projetos na minha responsabilidade. Sou economista e jornalista de formação. Tenho também mestrado em Ciências Econômicas pela UFU e outros cursos de aprimoramento profissional na área de planejamento financeiro. Moro em Uberlândia, trabalho na TV Integração - afiliada Globo - há 13 anos e sou editora-chefe do MG2, o jornal das 19h. Sejam muito bem-vindos!

Leia também: Primeiro passo na organização financeira é o controle do seu orçamento