Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Dicas para elaborar seu planejamento de ano novo

Publicado em 30/12/2021 - 07:41 Por Priscilla Mundim
destaque
Créditos da imagem: Priscilla Mundim (feito no Canva)


Você já definiu suas metas financeiras para 2022? Já estabeleceu suas prioridades para os próximos meses? Revisou suas conquistas do ano que acabou e analisou também os seus erros financeiros?

 

Essa avaliação é essencial para você traçar o seu planejamento anual e mapear as realizações que você quer viver ao longo deste novo ano que está começando.

 

Ao definir o que você quer realizar, eu preciso te explicar a diferença entre objetivos e metas.

 

O objetivo é o que você quer alcançar e as metas são os passos e prazos que você precisa enfrentar para a realização do seu objetivo.


Existem três diferentes tipos de metas:

 

CURTO PRAZO

São metas de, no máximo, alguns meses. Talvez um ano até dois anos. São necessidades mais urgentes ou imediatas. Um bom exemplo é pagar o cheque especial, que é uma dívida cara e com juros altos.

 

MÉDIO PRAZO

São aquelas metas com prazos maiores, que precisam de dois a cinco anos para serem alcançadas. Um exemplo é a realização de uma viagem internacional ou uma festa de casamento. A troca de um carro para um mais novo ou a troca para uma casa maior.

 

LONGO PRAZO

São metas que precisam de muito planejamento e só vão ser alcançadas em cinco anos ou mais. Comprar um imóvel, ter liberdade geográfica, liberdade financeira, aposentadoria.

 

Uma boa estratégia que pode te ajudar na definição das suas metas é a técnica SMART. Com essa ferramenta, as metas são estabelecidas com cinco características. A inicial de cada uma delas, em inglês, forma a sigla SMART:

 

S específica 

M mensurável 

A alcançável

R realista

T temporal 

 

É simples. Se você pensa: “eu quero ganhar mais dinheiro em 2022” ou “quero fazer mais um curso na minha área”. São dois objetivos, mas eles não são claros e nem mostram como e quando serão atingidos.

 

Melhor seria se você definisse assim: 

 

Eu quero ganhar mais dinheiro em 2022 e para isso vou fazer renda extra. Vou aumentar meu rendimento em 10% mês a mês. Em 1 ano minha segunda fonte de renda vai representar 30% das minhas receitas totais.

 

Mais um exemplo: “Em 2022, eu quero pagar uma dívida de R$ 3000,00”.

 

Analisando essa frase podemos dizer que essa é uma meta específica e fácil de ser mensurada. Ela pode ser atingida se você se organizar financeiramente, poupar determinada quantia por mês ou fazer uma renda extra. Essa meta é bastante relevante também e pode mudar sua vida. A única coisa que falta agora é determinar um prazo. Qual seria o prazo? Quando você vai fazer isso? Como?

 

Quanto mais relevante a meta, maior a motivação para trabalhar até atingi-la e mais prioridade ela terá em relação a outras metas. 

 

Lembre-se: quem tem visão de futuro, quem tem os objetivos bem definidos e claros, consegue estabelecer metas para alcançá-los.

 

Contem comigo

 

Feliz Ano Novo!

Estaremos juntos novamente em 2022!

 

Priscilla Mundim

@primundim

 

Tags: finanças, dinheiro, família, casa, filhos, administração da casa, gastos, receitas, rendimentos, Gestão de Casa, poupar, investir
 Priscilla Mundim Priscilla Mundim
Gestão De Casa

Tenho 39 anos, dois filhos, marido, uma casa, um telejornal e vários outros projetos na minha responsabilidade. Sou economista e jornalista de formação. Tenho também mestrado em Ciências Econômicas pela UFU e outros cursos de aprimoramento profissional na área de planejamento financeiro. Moro em Uberlândia, trabalho na TV Integração - afiliada Globo - há 13 anos e sou editora-chefe do MG2, o jornal das 19h. Sejam muito bem-vindos!

Leia também: Dicas de como equilibrar as finanças do casal