Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Como eu comecei a administrar minha vida financeira

Publicado em 25/11/2021 - 07:06 Por Priscilla Mundim
destaque
Créditos da imagem: Priscilla Mundim


A organização do meu casamento lá em 2011 foi a primeira virada de chave na minha vida financeira. Há 10 anos eu percebi que para realizar um grande sonho, eu teria que me esforçar, trabalhar, economizar e administrar meu dinheiro melhor. A minha motivação partiu lá.

 

Naquela época, quando o marido e eu resolvemos juntar as escovas de dentes lá em Uberaba (sim, nossos primeiros 5 anos juntos foram morando na Terra do Zebu), éramos dois jovens imaturos que não sabiam muita coisa da vida a dois. Só tínhamos força de vontade e coragem para concretizar o que a gente sonhava juntos.



 

A festa do casamento foi o nosso primeiro projeto. Eduardo cursava uma segunda faculdade e ainda trabalhava quase todos os fins de semana dando aula na pós-graduação de acupuntura. Eu, que tinha acabado de chegar em Uberaba para morar com ele, continuei na TV Integração, fui contratada por uma faculdade particular da cidade, consegui ser aprovada num processo seletivo para ser tutora de cursos à distância de uma universidade e continuei estudando. Estudando sempre! Afinal de contas, eu estava dando aulas no ensino superior e os estudos tinham que ser diários. Nossa vida era resumida em: trabalho, estudos e início de uma vida a dois com pouco dinheiro.



 

Ao começar a planejar o casamento, percebi que precisaríamos de mais organização na nossa vida financeira. E foi aí que aprendi SOZINHA a entender a nossa renda, nossos gastos, nossas previsões de receita e a estabelecer metas. Conseguimos poupar o suficiente para pagar a festa em 9 meses. Fomos para a lua de mel SEM DÍVIDAS. Pelo contrário, fomos para a nossa viagem planejando mais. Planejando que na volta para Uberaba faríamos melhorias no apartamento que a gente morava.

 

Depois dessa fase aí, a gente já viveu inúmeros outros grandes projetos como a primeira maternidade, a segunda maternidade, aquisição de bens e até a construção da nossa casa própria. Tudo com planejamento, objetivos e metas. Afinal de contas, os meus primeiros passos na administração da nossa vida financeira foram lá atrás, há 10 anos. Com o tempo, a gente foi acumulando tombos, mas também acumulamos muito aprendizado.

 

E você já teve UMA virada de chave na sua vida financeira?

 

OBS: pra quem não entendeu, eu explico. Marido e eu juntamos as escovas de dentes antes do casamento oficial. Optamos pelo famoso “test drive”. Fomos "amasiados", como eu costumo dizer, por um ano e meio. Nesse tempo aí, fizemos nosso noivado e planejamos o casamento oficial que saiu em 10/09/2011.

 

Priscilla Mundim

Jornalista e economista

@primundim

Tags: finanças, dinheiro, família, casa, filhos, administração da casa, gastos, receitas, rendimentos, Gestão de Casa, poupar, investir
 Priscilla Mundim Priscilla Mundim
Gestão De Casa

Tenho 39 anos, dois filhos, marido, uma casa, um telejornal e vários outros projetos na minha responsabilidade. Sou economista e jornalista de formação. Tenho também mestrado em Ciências Econômicas pela UFU e outros cursos de aprimoramento profissional na área de planejamento financeiro. Moro em Uberlândia, trabalho na TV Integração - afiliada Globo - há 13 anos e sou editora-chefe do MG2, o jornal das 19h. Sejam muito bem-vindos!

Leia também: Primeiro passo na organização financeira é o controle do seu orçamento