Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Tudo que você precisa saber sobre: Bagagens de Mão X Bagagens Despachadas

Publicado em 12/07/2021 - 19:05 Por Flávio Fusco
destaque
Créditos da imagem: Arquivo Flávio Fusco

Quem aí nunca passou aperto com bagagem na hora de embarcar no avião? Um perrengue clássico de qualquer viajante, mesmo os mais prevenidos. Não tem jeito, sempre rola aquela dúvida sobre o que pode e o que não pode levar na mala. Afinal, são muitas regrinhas que todos nós, passageiros, devemos obedecer para a nossa própria segurança.

É importante sempre lembrar que cada companhia aérea tem as suas regras, muitas delas são iguais, mas não significa que seja o padrão para todas, viu? Para você não passar aperto, eu separei aqui tudo o que você precisa saber sobre bagagens de mão e bagagens despachadas. Chega mais e vem comigo.

Bagagem de mão

É aquela que entra no avião com você, sem precisar pagar nada por isso, e ela deve ter o peso máximo de 10kg. Além disso, o seu tamanho deve ser compatível com as seguintes medidas: 35cm X 25cm X 55cm (comp.larg,alt). Essa é uma norma válida para a maioria dos voos nacionais e internacionais. Mas no caso de empresa gringa, essas dimensões podem variar. Por isso, confira antes!

O que pode ir dentro da sua mala de mão

Em voos domésticos você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, cremes, esmaltes, aerossóis (desodorantes, fixador de cabelo), porém fique atento à quantidade permitida em cada empresa. 

- Em voos internacionais, todo tipo de líquido deve ser armazenado em frascos com capacidade máxima de 100 ml. O limite total é 1 litro, ou seja, até 10 frascos de 100 ml, inclusive para bebidas alcoólicas.

- Aparelhos eletrônicos de uso pessoal, como celular, notebooks, câmeras fotográficas, tablets, chapinha, secador, barbeador e afins.

- Sombrinha ou guarda-chuva de bolso sem ponta (modelos maiores e pontiagudos não são permitidos).

-Medicamentos essenciais (acompanhados de prescrição médica com o nome do passageiro) e não essenciais.

- Isqueiro comum e fósforo (1 por pessoa, levado no bolso).

- Mamadeiras e alimentos infantis industrializados – apenas com a quantidade necessária e suficiente para a duração do voo.

- Lanches, de que estejam bem acondicionados (em voos nacionais). Para fora do país, você deve verificar as restrições).

- Bebida: até 5 garrafas de 1l cada, com teor alcóolico entre 24% e 70 - para voos nacionais. Em viagem internacional, as bebidas alcoólicas só podem ser despachadas ou compradas no duty-free.

- Álcool em gel: segundo a ANAC, em voos nacionais, é permitido levar frascos de até 500ml de álcool gel, o líquido não, viu?

 O que NÃO pode ir na sua mala de mão

- Armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo)

- Sprays de pimenta

-Ferramentas de mão de obra

- Líquidos inflamáveis

- Alvejantes

- Explosivos

- Venenos, ácidos









  - Objetos cortantes, como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares.

Importante: Não se assuste se a companhia pedir para despachar a sua mala de mão. Se você é um dos últimos passageiros a embarcar e a cabine já está cheia, é normal que isso ocorra. Depois você só precisa buscá-la na esteira de bagagem no seu destino.

 Bagagem despachada

É aquela que você entrega à companhia quando faz o check in para ser transportada no porão do avião. Dependendo da quantidade e o tipo de tarifa que você compra a sua passagem, esse serviço pode ser cobrado (isso também pode variar conforme for o seu destino, empresa aérea).

No geral, você tem o direito de despachar uma mala de até 23kg em voos nacionais e entre 20kg a 32kg em voos internacionais.

Se você já sabe que vai exceder o número de malas, pode comprar uma franquia de bagagem adicional de forma antecipada. Mas nada te impede de fazer isso também na hora do check in, ok? (Mas saiba que isso te custará um valor mais caro). Mesmo pagando a taxa extra para levar as suas malas, você deve conferir as regras de cada empresa quanto ao limite de peso e tamanhos.

Duas dicas super importantes aqui é:

  • Evite viajar com mala estragada ou muito abarrotada correndo o risco de ela romper pelo caminho.

  • Fixe uma etiqueta (tag) com seus dados pessoais, fitas ou adesivos que personalizem a sua mala, ajudando assim na sua identificação e evitando que estranhos peguem a sua bagagem por engano

 O que pode ir dentro da mala despachada

No geral, dentro da bagagem despachada você pode levar QUASE tudo:

Roupas, calçados, cosméticos, alimentos não perecíveis;

Inclusive tem alguns objetos que devem ser obrigatoriamente despachados:

- Tesoura, canivete, navalha e demais itens pontiagudos ou cortantes com lâminas maiores de 6 cm;

- Outros instrumentos que possam ferir (martelo, alicate, bastões etc.).

- Armas no caso de passageiros que não são agentes públicos, mediante autorização da Polícia Federal.

E deve-se evitar levar objetos de valor, como computador, celular, máquina fotográfica, títulos, documentos, dinheiro, pedras e metais preciosos, chave, joias. Leve esses itens sempre na bagagem de mão!

 E aí, ainda ficou alguma dúvida? Ou tem alguma história curiosa que você queira compartilhar comigo? Deixe um comentário aqui embaixo.

Ahhh, e já aproveita e compartilhe este post com seus amigos e continue de olho no #FuiComFusco por aqui que vem muito conteúdo legal para você que também ama viajar, combinado?

Até a próxima.

 

 

 

 

;

;

Tags: Flávio Fusco, Fui Com Fusco, Viagens, Turismo, bagagem, como fazer as malas, bagagem de mão, bagagem despachada, Dúvidas sobre malas de viagem
 Flávio Fusco Flávio Fusco
#Fuicomfusco

E aí, bora viajar? Eu sou Flávio Fusco: ator, apresentador, publicitário e um produtor de conteúdo apaixonado por compartilhas boas histórias. Mineiro, morando no Rio de Janeiro, sou um viajante super descolado e alto astral. Gay com muito orgulho, sou um cara que celebra a diversidade da vida, e mais que apenas viagens, meu maior propósito é acreditar nas pessoas e incentivar cada uma delas a viver do seu jeitinho, sem medo de ser feliz. Curtir o Brasil e o mundo é comigo mesmo, e o #FuiComFusco é o canal perfeito para unir pessoas que amam viajar e curtir a vida. Com muito bom humor e entretenimento, minha adrenalina é explorar as melhores sensações: desejo de aventuras, de descobertas e de novas amizades, com o intuito de inspirar as pessoas a acreditarem em seu potencial e encorajá-las a tirar seus sonhos do papel. Bora pegar carona no #FuiComFusco também?

Leia também: Passaporte das vacinas: veja como emitir o seu certificado de vacinação contra Covid-19.