Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Passaporte das vacinas: veja como emitir o seu certificado de vacinação contra Covid-19.

Publicado em 23/08/2021 - 18:18 Por Flávio Fusco
destaque
Créditos da imagem: Arquivo Flávio Fusco

Com o avanço da vacinação contra o Covid-19 no mundo inteiro, muitas fronteiras que se fecharam no ano passado estão reabrindo. Isso é um alívio para nós, que não vê a hora de botar a mochila nas costas e matar a saudade de voltar a viajar em segurança novamente. Da mesma forma, a retomada do turismo também é importante para muitos lugares que vivem disso e tiveram as suas economias bastante impactadas nesta pandemia.


Cada país tem suas normas para a entrada de turistas, sendo um dos principais requisitos é que o estrangeiro já tenha se vacinado contra o Coronavírus. Para isso, é preciso um certificado de comprovação da sua imunização. Ainda não existe um documento padrão que é aceito por todos os países - esse é um detalhe importante que o viajante deve ficar bem atento antes de embarcar para qualquer lugar, consultando antes a companhia aérea ou mesmo o consulado do local para onde está indo.


No entanto, o Ministério da Saúde liberou recentemente uma forma das pessoas vacinadas no Brasil emitirem um certificado de vacinação contra o Covid-19, por meio do aplicativo 

Conecte SUS. Ao acessá-lo, é possível salvar, baixar e imprimir GRATUITAMENTE o documento que tem validade apenas NACIONAL. Isso já é um grande avanço para que logo logo haja uma padronização desse certificado no mundo todo.


Para você já garantir o seu, eu separei aqui para você o passo a passo de como emiti-lo pelo seu celular. Vem comigo pra aprender como é fácil e prático baixar o seu, pra já deixar tudo pronto pra sua viagem internacional.


1) Acesse o ConecteSus pelo site https://sso.acesso.gov.br/,celular Android ou iPhone.

2) Clique em “Entrar” e adicione os seus dados. Caso ainda não tenha cadastro, selecione “Crie sua conta gov.br”


3) Após criada a sua conta e senha na plataforma, entre e selecione “Vacinas”.


4) Na página seguinte, clique em qualquer um das doses e selecione “Certificado de Vacinação''.


5) Irá abrir uma prévia do documento. Quem já tiver tomado as duas doses, terá a opção de escolher o idioma: inglês ou espanhol.




6) Salve o seu certificado nacional de vacinação contra o Covid-19.



DICA EXTRA DO #FUICOMFUSCO:

- Vale destacar que logo após vacinar, há um prazo de até 10 dias para que o seu cadastro conste no sistema do Conecte Sus. Caso não apareça mesmo a informação de que você tomou a vacina, entre em contato com o local onde recebeu a vacina.

- Quem foi vacinado com a dose única da Janssen pode não conseguir gerar o certificado em inglês ou espanhol, visto que essa opção só está disponível para quem recebeu as duas doses. Deve-se aguardar então para que o sistema seja corrigido.

- É comum haver períodos de instabilidade nesse sistema. Por isso, tenha paciência, aguarde e tente outra vez depois.

- O Conecte Sus é válido apenas para cidadãos vacinados no Brasil. Caso você tenha recebido as doses em outro país, não será possível emitir esse certificado.


Bem fácil, né? Se você ainda não tomou a sua vacina, proteja-se logo para que, em breve, possamos voltar a viajar sem preocupações ( e reclamações de um voo atrasado #saudades).


Continue me acompanhando por aqui para saber mais novidades e dicas sobre viagens!

Não se esqueça de compartilhar esse post com a sua pessoa favorita que você não vê a hora de cair para o mundo juntinho!


Pra pegar mais dicas, só correr lá no meu instagram e se inscreva no canal #FuiComFusco no Youtube, pra pegar todas estas e outras dicas de viagem: Instagram: instagram.com/flaviofusco Youtube: www.youtube.com/fuicomfusco


Tags: Flávio Fusco, Fui com Fusco, Passaporte das vacinas, países abertos para brasileiros, viajar na pandemia
 Flávio Fusco Flávio Fusco
#Fuicomfusco

E aí, bora viajar? Eu sou Flávio Fusco: ator, apresentador, publicitário e um produtor de conteúdo apaixonado por compartilhas boas histórias. Mineiro, morando no Rio de Janeiro, sou um viajante super descolado e alto astral. Gay com muito orgulho, sou um cara que celebra a diversidade da vida, e mais que apenas viagens, meu maior propósito é acreditar nas pessoas e incentivar cada uma delas a viver do seu jeitinho, sem medo de ser feliz. Curtir o Brasil e o mundo é comigo mesmo, e o #FuiComFusco é o canal perfeito para unir pessoas que amam viajar e curtir a vida. Com muito bom humor e entretenimento, minha adrenalina é explorar as melhores sensações: desejo de aventuras, de descobertas e de novas amizades, com o intuito de inspirar as pessoas a acreditarem em seu potencial e encorajá-las a tirar seus sonhos do papel. Bora pegar carona no #FuiComFusco também?

Leia também: Quais países estão abertos para brasileiros já vacinados?