Por que as frutas estão tão caras? Como economizar?
Publicado em 17/04/2023 - 13:20 Por Fernando AgraNo sábado, dia 15 de abril, participei, mais uma vez, ao vivo de uma entrevista para a "Edição das 8 h", na Globo News e analisamos a "inflação das frutas" com base nos dados mais recentes do IPCA, divulgados pelo IBGE no início de abril.
Seguem as principais análises:
No mês de março até que o IPCA das frutas (0,48%) ficou abaixo do IPCA geral (0,71%). Entretanto, quando analisamos o acumulado no ano de 2023 e dos dozes últimos meses, a inflação das frutas é mais do que três vezes do que o IPCA geral. No ano, a inflação das frutas é de 6,42%, enquanto que o IPCA geral foi de 2,09%. No acumulado dos últimos doze meses a inflação das frutas chegou 15,85% a e o IPCA ficou em 4,65%. Isso mostra que o preços das frutas, de um modo geral, tem subido acima da média dos nível de preços da economia.
E os motivos dessas altas de preços das frutas são: questões climáticas (produtos in natura são influenciados muito rapidamente por questões da natureza), aumento dos custos de produção com transporte (Diesel mais caro ao longo de 2022 e fertilizantes também, tudo agravado pela Guerra na Ucrânia).
E o que nós podemos fazer para economizar, pelo menos um pouco: pesquisar, comprar mais as frutas da épocas que são mais baratas, combater desperdícios etc.
Segue abaixo um quadro que preparei, com base no dados do IPCA (IBGE, 2023), por ordem decrescente, de modo que o leitor (internauta) conheça a variação de preços de cada fruta que compões o IPCA.