Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

3 dicas para utilizar bem o seu décimo terceiro salário

Publicado em 03/11/2021 - 00:01 Por Fernando Agra
destaque
Créditos da imagem: Foto tirada pelo próprio Fernando Agra (2021).

Os trabalhadores de carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade do 13 o salário até o dia 30 de novembro e a segunda metade até o dia 20 de dezembro e aí eu te pergunto: o que você pretende fazer com esse dinheiro que dentro em breve está na sua conta?

A minha primeira dica é para quem tem dívidas em atraso. Aconselho a utilizar esse dinheiro para pagar as mesmas ou pelo menos parte delas, preferencialmente as que cobram juros mais altos e/ou as que possuem um montante também maior, pois em geral tendem a crescer mais rapidamente. Aconselho entrar em contato com os credores e tentar negociar algum desconto nos juros e nas multas (e até mesmo no principal também). É muito prudente quitar ou abater ao máximo essa situação de inadimplência ao invés de consumir o 13 o salário.

Para que não tem dívidas, mas também não tem reservas para o pagamento das despesas que se concentram no início do ano, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar entre outras, a minha dica é utilizar o dinheiro do 13 o para pagar essas despesas integralmente e aproveitar os descontos concedidos. Se não for possível quitar tudo, aconselho a pagar, pelo menos parte (preferencialmente a maior parte).

Para quem não tem dívidas e tem reservas para pagar as despesas de início de ano (situação excelente e almejada por todos nós), o meu conselho é separar parte para poupar de modo a acumular patrimônio financeiro e a outra parte, o trabalhador pode utilizar para consumir, sobretudo para atender algum desejo que não pôde ser contemplado ao longo do ano. Essa é a melhor das situações, pois sinaliza que quem se enquadra na mesma é uma pessoa organizada e administra muito bem as finanças pessoais.

Enfim, se você, caro leitor, ainda não se encontra na melhor das três situações supracitadas, não fique triste! Anime-se e organize-se ao longo do próximo ano (ou melhor, a partir de agora), aprenda a viver com apenas 12 salários anuais, separe todos os meses uma parte da sua renda (e aplique numa LCI ou num CDB pós-fixado) para pagar as despesas do início do ano à vista e com desconto e tenha o 13 o salário como um prêmio para se presentear no final do ano.

Tags: Décimo terceiro salário, dívidas, poupar.
 Fernando Agra Fernando Agra
Finanças Agradáveis

Fernando Antônio Agra Santos é palestrante e consultor nas áreas de Finanças Pessoais (Educação Financeira e Aplicações Financeiras). É Economista pela Universidade Federal de Alagoas e Economista da Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Professor da Universidade Salgado de Oliveira, Professor Visitante dos MBA´s da PUC-Minas e da UFJF (todas em Juiz de Fora - MG).

Leia também: Imóvel: comprar ou alugar?