Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Por que algumas pessoas não possuem impressões digitais?

Publicado em 28/06/2023 - 17:30 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação Pexels

As impressões digitais são usadas há muito tempo como forma de identificação das pessoas.Estudos atuais indicam que cerca de 95% das pessoas possuem impressões digitais únicas. Ainda assim, existem alguns relativamente raros casos em que alguém não possui impressão digital. Se você se pergunta por que isso acontece, ou como isso afeta a verificação de identidade, esse artigo vai te ajudar.

O que são as impressões digitais?


As impressões digitais são usadas para identificar as pessoas desde o antigo Egito há mais de 3000 anos. Acredita-se que ainda são usadas hoje por causa de sua precisão e segurança.


As impressões digitais são criadas por características únicas e naturais presentes na pele da palma das mãos e dos pés. Cada impressão digital é formada por linhas e curvas que tem várias propriedades únicas, como a forma, a direção, a direção de curva, entre outras.

Por que algumas pessoas não possuem impressões digitais?


A falta de impressões digitais é conhecida como adermografia e pode ocorrer por diversos motivos. Alguns podem ser hereditários, outros podem ser causados ​​por condições médicas ou por acidentes.


Os principais motivos para a ausência de impressões digitais são:


1. Herança genética: cerca de 1% da população não possui impressões digitais mesmo em condições saudáveis e sem qualquer trauma. Este grupo de pessoas tem um gene anômalo que impede que sua pele se forme corretamente e adira ao padrão habitual de impressões digitais.


2. Condições médicas: as condições médicas, como psoríase, lepra e diabetes, podem diminuir significativamente a qualidade e quantidade de linhas na palma das mãos. Isso pode levar à ausência de impressões digitais, ou a uma diminuição significativa em seu uso como forma de identificação.


3. Acidentes: ferimentos ou exposição a substâncias químicas fortes que causem danos à pele das mãos também podem fazer com que uma pessoa não possua impressões digitais por mais de um ano.


Como isso afeta a verificação de identidade?


A falta de impressões digitais pode ser um grande desafio para os sistemas de verificação de identidade. O governo, por exemplo, usa impressões digitais para verificar a identidade dos cidadãos, por isso, quem não possui impressões digitais pode ter problemas para obter certos documentos.


Felizmente, há formas de contornar este problema. Por exemplo, as autoridades podem usar outras formas de verificação, como entrevistas e exames de reconhecimento facial, para certificar a identidade de uma pessoa.


Além disso, as empresas estão cada vez mais optando por usar a tecnologia para a verificação ou validação da identidade. Isso pode acontecer através de traços faciais, voz, íris e retina ou até mesmo pela arcada dentária, em casos de morte.


Em documentos, hoje já se tornou comum a assinatura eletrônica, onde a pessoa ou empresa pode assinar um documento com validade nacional de maneira remota e virtual sem precisar sair da sua casa ou ambiente de trabalho.


De maneira geral, as impressões digitais estão sendo usadas cada vez mais como forma de identificação, mas às vezes ocorrem casos de pessoas sem impressões digitais. Isso pode ser causado por herança genética, condições médicas ou acidentes. Estes indivíduos podem ter problemas na verificação de identidade, mas como vimos acima, existem alternativas que podem ajudá-los.


A biometria se tornou uma grande aliada para evitar a fraude ou a falsificação de diversos documentos. Em alguns casos, é possível utilizar também um certificado digital, onde através deste, é possível fazer assinaturas digitais válidas nacionalmente. Opte por estas alternativas de verificação sempre que disponível e tenha mais segurança nas suas transações online e acessos a locais com entrada restrita.


A tecnologia está aí para lhe ajudar e você precisa acompanhar as novidades de perto para saber tirar o melhor proveito dela.