Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

O canto lírico de uma nova estrela irá encantar e emocionar a plateia no Teatro Municipal

Publicado em 07/08/2023 - 22:33 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Um orgulho poder contar a história da jovem, destemida, determinada, sonhadora e intuitiva Manuela Tomaz Korossy. Sim, ela merece todos esses elogios, logo no começo, e você vai saber o porquê.

Com os seus vinte e poucos anos, Manuela é um fenômeno. E nós, de Uberlândia e região, teremos a oportunidade de conferir, apreciar e conhecer uma das mais belas vozes do Brasil. A artista chega a cidade para a apresentação do espetáculo “Da Canção Á Ópera”, no próximo dia 09, no Teatro Municipal de Uberlândia. Pessoal, já vamos garantir a nossa presença, compre sua entrada no site.

O palco do teatro irá receber um espetáculo maravilhoso, que não estamos acostumados a ver com facilidade. O canto lírico é uma arte extremamente encantadora, fascinante, mas também muito difícil de conseguir excelência.

O espetáculo será um passeio pelas obras de Cláudio Santoro, Puccini, Verdi, dentre outros mestres da música. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura

E antes de apresentar essa artista, que nós iremos ouvir falar pelos quatro cantos mundo, afora, vou enfatizar o meu pedido, não percam essa oportunidade! Para quem não conhece, é uma chance de descobrir algo novo, para quem aprecia será uma noite inesquecível.  Qualquer uma das alternativas, você estará feliz, além do fato de que, você poderá dizer, em pouco tempo, que já viu uma performance ao vivo de uma estrela brasileira que bilha por onde passa.

Você pode dizer que exagero, mas não é. Explico: natural de Brasília e com família em Uberlândia, Manuela tem contato com a arte desde os sete anos de idade. E que, a partir dos 12, percebeu que gostaria de seguir a sua trajetória tendo o canto lírico como o seu sonho . E correu atrás, estudou, teve professores renomados, que ficaram impressionados com a evolução e dedicação de Manuela, que também chegou a cursar canto pela UNB, mas por conta de uma audição aberta, da Juilliard School, considerado o melhor conservatório de música do mundo, durante a pandemia, o seu talento e, assim se mudou para Nova York.

Ela é a primeira brasileira aceita para o curso de graduação em canto lírico da instituição, fundada em 1905. Em sua voz, a jovem spinto dá vida a personagens femininas poderosas, como Manon Lescaut e Mimi (da ópera La Bohème, de G. Puccini), com a dramaticidade que elas merecem. Manuela está de volta ao Brasil, depois de ter passado alguns meses em Budapeste, onde estudou na academia de música Liszt Ferenc, com a grande soprano Éva Marton. No final de agosto, ela retorna para Nova York.

O canto lírico é uma modalidade na qual o corpo do cantor se transforma em instrumento musical. Este instrumento único, por meio da potência e da técnica, tem de ressoar acima do som da orquestra, sem a utilização de meios artificiais de amplificação sonora. Além disso, na definição da própria Manuela Korossy, “é um material poético tão poderoso, que necessita da música para ampliar sua emoção”.

As canções líricas são composições nas quais poemas recebem o acompanhamento de instrumentos para serem interpretadas por um cantor.

Já a ópera é uma confluência de todas as artes. É um teatro cantado, que exige do cantor não apenas o domínio da voz, mas a entrega da alma, para transformar o público em confidente, um cúmplice do caldeirão de sentimentos que cada personagem em cena traz na voz, no corpo e no espírito. É a essência humana refletida no palco! York.

Atualmente, a artista fica na ponte área entre Estados Unidos, Europa e Brasil, estudando e fazendo algumas apresentações. Por isso, falo que teremos o privilégio de ver um talento ganhando forma bem diante dos nossos olhos e presenciar este momento é algo incrível!

E porque eu tenho tanta convicção que ela irá nos surpreender? A jovem sabe aonde quer chegar, conhece e valoriza o valor da arte, unindo o poder da intuição com o profissionalismo, aprendendo com as teorias e desenvolvendo novas técnicas que são suas e incomparáveis, afinal, ela sabe que todo artista é singular e, por isso, se desprende de comparações e evita qualquer rótulo.

Serviço:
Recital Da Canção à Ópera com a soprano Manuela Korossy
Local e Hora: Teatro Municipal de Uberlândia, dia 09/08, às 20 horas
Ingressos à venda pela Mega Bilheteria
Outras informações:
Produto Cultural, Produções e Eventos - (34) 99884-8939
@manuelakorossy