Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Inteligência Artificial se torna ferramenta poderosa para o mercado de trabalho

Publicado em 13/03/2024 - 11:56 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Diretor de RH explica sobre a adaptação do mercado à IA e as oportunidades para os colaboradores

A presença da inteligência artificial impulsiona mudanças significativas nas demandas profissionais e  nas estratégias empresariais no mercado de trabalho. Dados recentes mostram que essa tecnologia  movimenta bilhões de dólares anualmente. Em uma pesquisa sobre inteligência artificial generativa  para empresas, a Gartner, uma empresa de consultoria para empresas de TI, projetou que até 2025 o  setor alcance a marca de US$ 190,61 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta de 36,6%,  evidenciando a relevância e o potencial da IA para impulsionar a economia mundial.

Diante disso, com a expansão do uso da inteligência também no setor de recursos humanos, as  demandas no mercado de trabalho têm passado por transformações significativas. Hegel, sócio diretor da Selpe Gente e Gestão, explica que agora as tarefas repetitivas e operacionais estão sendo  automatizadas, permitindo que os profissionais direcionem seus esforços para atividades que exigem  habilidades humanas únicas, como criatividade, pensamento crítico e tomada de decisão estratégica.  "Com este cenário, novas profissões estão surgindo e outras estão sendo transformadas, exigindo  adaptação por parte dos profissionais. Com isso, o profissional de RH precisa se concentrar na hora de analisar currículos e valorizar candidatos com habilidades de "adaptação" e "flexibilidade". As habilidades técnicas alinhadas a essas habilidades comportamentais são fundamentais no mercado de  trabalho atual, que é cada vez mais dinâmico".

Além dos profissionais, as empresas também enfrentam o desafio de se adaptar à presença crescente da IA. Os negócios precisam pensar primeiramente na retenção de colaboradores,  implementando  programas de capacitação e desenvolvimento de talentos, visando preparar os profissionais para lidar  com as mudanças trazidas pela tecnologia. “Para além de cuidar de suas equipes, é importante que as  empresas adotem uma abordagem ética e responsável no uso da IA garantindo transparência,  equidade e segurança nos processos de automação e tomada de decisão. Pois, ao promover uma  cultura de transparência, a inovação e adaptação acabam por fazer parte das habilidades dos  colaboradores, e assim as empresas podem aproveitar todo o potencial da IA para impulsionar o  crescimento e a competitividade no mercado de trabalho.” comenta Hegel.

Por último, o diretor explica que quando os profissionais se adaptam à presença crescente da IA no  mercado de trabalho, é observado um crescimento no desenvolvimento de habilidades  complementares à tecnologia, como capacidade de análise de dados, pensamento criativo e habilidades interpessoais. "Esse é o ponto mais importante, que inclusive mencionei anteriormente:  a adaptação e flexibilização são essenciais para os profissionais, pois manter-se atualizado com as  novas tecnologias e buscar constantemente oportunidades de aprendizado e reciclagem profissional  são necessários para o desenvolvimento do colaborador e da empresa, considerando que o que mais  se verá a partir de agora é o uso da IA como ferramenta no mercado de trabalho", finaliza.

Sobre a Selpe Gente e Gestão 
A Selpe é uma consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional, 58 anos de mercado e escritórios em São Paulo, Minas Gerais e Nordeste, a  empresa oferece soluções estratégicas e tecnologias em executive search para posições estratégicas  e de liderança nas organizações; em atração, seleção, desenvolvimento de líderes e equipes; e em projetos de gestão personalizados. Além disso, atua no planejamento e execução de programas de  trainee e estágio e na contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os  segmentos de negócio.