Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Instituto Algar abre inscrições para formações gratuitas em competências comportamentais e técnicas que preparam jovens para o mercado de trabalho

Publicado em 15/02/2024 - 14:15 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Para aqueles entre 18 e 24 anos, a formação técnica em TI conta com uma bolsa de auxílio estudo de R$ 400,00 mensais para os jovens

A entrada no mercado de trabalho para os jovens é um desafio, tanto que a taxa de desemprego na faixa etária de 18 a 24 anos é mais de duas vezes superior à média nacional, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para contribuir com a mudança deste cenário, o Instituto Algar promove o programa Talentos de Futuro, que visa facilitar a entrada de jovens no mundo do trabalho com o aprimoramento de competências comportamentais e técnicas. A formação é gratuita e terá turmas para jovens entre 15 e 17 anos, presencial em Uberlândia (MG) e no online. 

Além disso, o Instituto ainda promove uma turma de formação para jovens entre 18 e 24 anos em que se preparam para conquistar oportunidades no mercado de TI. As inscrições para ambas as turmas estão abertas e os links para realizá-las podem ser acessados nas redes sociais do Instituto até o dia 3 de março. 

Talentos de Futuro – 15 a 17 anos
As vagas do Talentos de Futuro para a faixa etária entre 15 e 17 anos são limitadas e destinadas a jovens de todo o país. As aulas e atividades, além de gratuitas, acontecem online para os participantes fora de Uberlândia (MG). Na cidade em que fica localizada a sede do Instituto Algar, a formação acontecerá de forma presencial em espaços de instituições parceiras: como a faculdade Esamc e a Escola Estadual do Parque São Jorge. Os interessados podem se inscrever no link abre.ai/talentosdefuturo2024

Para participar do programa, além de estar na idade indicada, outros critérios são observados, como:

  • Estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública;
  • Ter renda per capita de até 1,5 salário-mínimo;
  • Não ter experiência de trabalho formal.

As aulas do programa Talentos de Futuro terão início no mês de março, e após a conclusão, os jovens certificados poderão ser indicados para vagas em programas de aprendizagem. Ao longo da formação, serão trabalhados temas que visam tornar o participante ainda mais preparado para ingressar no mercado do trabalho e conquistar melhores oportunidades, sendo aplicadas atividades relacionadas aos seguintes assuntos:

  • Competências comportamentais: comunicação, ética, trabalho em equipe, atitude, negociação e inovação.
  • Temas transversais: autoconhecimento, inteligência emocional, diversidade, liderança, protagonismo e gestão de tempo.
  • Competências técnicas: informática básica.

Talentos de Futuro – 18 a 24 anos
De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, a área de TI deve gerar quase 420 mil vagas até 2025, mas faltam profissionais qualificados para preencher esses postos de trabalho. Para favorecer que jovens em vulnerabilidade social tenham a oportunidade de conquistar essas oportunidades e ingressarem no setor que é um dos mais promissores do momento, o Instituto Algar promove a turma de formação em TI do Talentos de Futuro.

As vagas para o Talentos de Futuro TI são limitadas e destinadas a jovens entre 18 e 24 anos de todo o país. As aulas e atividades são gratuitas, totalmente online e acontecerão entre os meses abril e julho. Os selecionados, além de participarem da formação, receberão uma bolsa de estudos de R$ 400 mensais durante o período das atividades e terão todo o acompanhamento de tutores especializados. As inscrições na formação em TI acontecem pelo link abre.ai/talentosdefuturoti2024.

Para participar desta turma, além de estar dentro da faixa etária, outros critérios são observados, como:

  • Ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas e/ou estar cursando até o 3º período de graduação na área das tecnologias;
  • Possuir renda per capita de até 1,5 salário-mínimo;
  • Ter uma conta bancária em seu próprio nome.

Na formação do Talentos de Futuro TI, além dos temas sobre competências comportamentais e temas transversais, os assuntos técnicos relacionados à tecnologia trabalhados são: introdução à lógica da programação com JavaScript; criação de páginas e sites com HTML; conhecimentos sobre sistema operacional, experiência com JavaScript e GIT e atividades com o Python 3. 

Serviço
Inscrições para o programa Talentos de Futuro do Instituto Algar
Período: até 3 de março
Turmas e links de inscrições:
- Para jovens entre 15 e 17 anos para formação comportamental e informática básica: abre.ai/talentosdefuturo2024
- Para jovens entre 18 e 24 anos para formação em TI: abre.ai/talentosdefuturoti2024