Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Hospital Madrecor prepara ação de conscientização para o Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares

Publicado em 13/05/2024 - 17:41 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Divulgação

Celebrada no dia 15 de maio, data pretende lembrar cidadãos e profissionais da saúde sobre a importância do fomento a ambientes seguros.

No Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares, celebrado nesta quarta-feira (15), a Hapvida NotreDame Intermédica realizará ações em todas as unidades hospitalares, que contam com o SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde) para chamar a atenção sobre a importância da correta higienização das mãos. Em Uberlândia-MG, a ação será feita no Hospital Madrecor, nos dias 15 e 16 de maio, das 15 às 20 horas, em vários setores do complexo hospitalar.

Neste período, de forma lúdica, alguns pacientes e colaboradores serão convidados a sujar as mãos com uma solução colorida e, na sequência, fazer a lavagem. Depois de limpas, as mãos serão colocadas dentro de uma caixa especial, com luminol, que vai apontar se houve a correta higienização.

Essa ação tem como objetivo prevenir doenças e preservar de vidas, já que as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos, seja durante a assistência hospitalar ou nas atividades do dia a dia, segundo explica a enfermeira do SCIRAS do Madrecor, Ana Paula Costa Viana Montalvão.

De acordo com a gerente corporativa de Controle de Infecções da Hapvida NotreDame Intermédica, Emanuela Ribeiro, a empresa aproveitou a data para conscientizar pacientes e profissionais sobre a importância da higienização correta das mãos. “É uma forma de proteger a si e ao outro, seja um ente querido ou o próprio paciente, reduzir a transmissão de infecções e, acima de tudo, salvar vidas”, destaca Emanuela Ribeiro, gerente corporativa de Controle de Infecções da Hapvida NotreDame Intermédica.

A campanha institucional da maior empresa de saúde da América Latina, com quase 16 milhões de beneficiários, está alinhada ao tema da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A ideia é compartilhar conhecimento em uma parceria do SCIRAS com o Apaixonados pela Vida, programa de acolhimento da companhia. As ações serão realizadas nas unidades adulto e pediátricas.

Segundo a diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente, Franciane Gonçalves, é essencial que, durante a internação, o paciente receba todo o cuidado necessário para evitar infecções, bem como participe de atividades que tornem a internação mais acolhedora. Assim, aliando bem-estar e informação, é possível reduzir o tempo de permanência em ambiente hospitalar. “As campanhas contribuem para a melhoria dos processos como um todo. Há promoção de conhecimento, engajamento dos profissionais para exercerem com responsabilidade e excelência as atividades cotidianas e, sobretudo, a proteção integral do paciente, que é um ato de cuidado e amor”, diz.