Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Espetáculo leva para o palco as infinitas possibilidades do amor

Publicado em 04/03/2024 - 09:18 Por Cristiane Guimarães
destaque
Créditos da imagem: Dø Fotografia

“Amores de passagem” será encenado em dois finais de semana em Uberlândia

Você encontrará uma infinidade de respostas para duas perguntas: O que é o amor? O que você seria capaz de fazer por amor? Afinal, esse simples e complexo sentimento é capaz de preencher uma sala com os mais diversos significados, da benção à maldição a menos de um metro de distância. Depende do momento de cada um. Os apreciadores de uma boa peça teatral terão a chance de conhecer alguns desses pontos de vista em “Amores de Passagem”, que estará em cartaz no Palco de Arte do Uai Q Dança nos dias 9 e 10 e 16 e 17 de março, com ingressos a preços acessíveis.

O charmoso e aconchegante palco do bairro fundinho vai virar um hotel decadente cheio de histórias, que ainda tem seu charme. E essas histórias testemunhadas por aquelas paredes, sob a direção de Narciso Telles, ganharão vida nas interpretações das atrizes Anna Júlia EJ e Karine Fernandes e pelo ator Marcos Montessoa. “Amores de Passagem” fala de presente e de futuro inspirada em fatos reais e em “Bodas de Sangue”, do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936).

O diretor explica que “Amores de Passagem” é mais um acontecimento cênico do que um espetáculo, é para ser compartilhado com os espectadores de forma não linear. “Toda proposta poética pensada para este trabalho tem relação de como as atrizes e o ator se relacionam com esse material dramatúrgico, construindo imagens e a partir de objetos, músicas que tenham uma relação com o amor”.

A personagem de Anna Júlia é a mais familiarizada com o espaço do hotel, que já foi luxuoso e badalado e agora está caindo aos pedaços. Seria uma analogia com seu coração? “Ela vai em busca de um amor que já viveu em outros tempos. É como se estivesse presa nessas memórias, numa espera sem fim pelo amor verdadeiro”, comentou a atriz.

Karine Fernandes faz o papel de uma mulher contemporânea, dessas que já sofreu traições com reviravoltas dignas dos novelões. “É uma peça muito intensa, que fala dos amores que vem, dos amores que ficam e dos que vão embora e isso vai ser mostrado de uma maneira não muito convencional. É uma peça muito visceral”, antecipa.

Montessoa interpreta um homem sem nome, sem idade, movido única e exclusivamente por um forte sentimento de vingança. “Ele tem uma sede de vingança insaciável. O prazer dele é fazer com que outra pessoa sinta a dor que um dia ele sentiu”. Se ele conseguirá, ou se isso vai valer a pena, só assistindo à peça para saber.

Viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), com apoio do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU) e do UAI Q Dança, a produção contará com intérprete de Libras nas quatro sessões e o espaço também está preparado para receber Pessoa com Deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida.

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo Teatral “Amores de Passagem”
QUEM: Anna Júlia EJ, Karine Fernandes e Marcos Montessoa
ONDE: Palco de Arte UAI Q Dança (R. Coronel Manoel Alves, 22, Fundinho)
QUANDO: 9, 10, 16 e 17 de março
HORÁRIO: 19 horas
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
INGRESSOS: Inteira a R$ 20 e meia-entrada a R$ 10* à venda pelo Sympla (*para estudantes, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda de 15 a 29)
ACESSÍVEL: intérprete de libras em todas as sessões e espaço para Pessoa com Deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida

FICHA TÉCNICA

ATUAÇÃO: Anna Júlia EJ, Karine Fernandes e Marcos Montessoa | TRILHA ORIGINAL, PERCUSSÃO E COLAGENS: Eduardo Tullio | DIREÇÃO: Narciso Telles | DRAMATURGIA SAMPLER:  textos de Federico García Lorca, Nancy e dos artistas criadores | ASSISTENTE DE DRAMATURGIA: Maria Júlia Gonçalves | PREPARAÇÃO CORPORAL: Vivian Barbosa | CENOGRAFIA: Ernane Fernandez | ILUMINAÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: Adriel Parreira | FIGURINO E MAQUIAGEM: Rafaela Yamamoto | PRODUÇÃO: Anna Júlia EJ e Karine Fernandes | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Rodrigo Muller e Rubia Bernasci | FOTOGRAFIA: Dø Fotografia | DESIGN GRÁFICO: Roberto Gonçalves | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Marcos Montessoa | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Adreana Oliveira