Eficácia do atendimento da ENGIE aumenta índice de aprovação dos serviços
Publicado em 26/10/2023 - 14:26 Por Cristiane GuimarãesAtuação do Centro de Controle Operacional da empresa se reverte na
satisfação da população de Uberlândia (MG)
Acompanhamento
constante, antecipação às solicitações dos moradores e atendimento rigoroso aos
prazos contratuais. É assim que a ENGIE tem conseguido, ano a ano, melhorar
consideravelmente os índices de satisfação da população, em relação aos
serviços realizados, por meio da parceria público-privada (PPP) firmada com
a Prefeitura de Uberlândia (MG).
O
setor responsável por receber as demandas da população, organizá-las
logisticamente e enviar equipes às ruas é o CCO (Centro de Controle
Operacional). Com uma média de nove ligações por dia, as solicitações dos
usuários levam de 12 a 48 horas, no máximo, para serem atendidas, considerando
o período que vai do acolhimento das informações (via canais de atendimento)
até a conclusão e resolução do problema. Esse tempo varia, considerando alguns
fatores.
De
acordo com a última pesquisa encomendada pela ENGIE, feita em agosto deste ano,
77% das pessoas que precisaram dos serviços da companhia afirmaram estar satisfeitas ou muito satisfeitas com o
serviço de iluminação pública. Um percentual bastante positivo, se comparado
com a primeira pesquisa realizada no mesmo mês, em 2020, quando entrou em vigor
a PPP. Naquela época, apenas 35% dos problemas na rede de Iluminação Pública
eram resolvidos em até 48 horas.
Qualidade dos serviços se reflete nas pesquisas
de satisfação
Segundo
Marcus Cunha, Diretor de Operações da ENGIE Soluções, o investimento em
treinamento, a rapidez das equipes de atendimento e a capacidade em resolução
de demandas são pontos importantes que levam à eficácia dos serviços e,
automaticamente, à satisfação da população.
“Analisamos
as notas que a população dá, identificamos as causas das avaliações negativas e
buscamos melhorar esses pontos, para que
tenhamos a satisfação desejada”, afirma Cunha .
Tanto
a eficiência no atendimento à população quanto o avanço no cronograma de
modernização e expansão da iluminação
pública, com as luminárias de LED - mais
eficientes que as luminárias a vapor de sódio, contribuem para que a opinião
pública seja positiva.
Ainda
de acordo com a mesma pesquisa, realizada em agosto deste ano:
● 63% dos
entrevistados consideram o município bem iluminado, incluindo os espaços
públicos;
● 88% responderam que a própria rua onde moram é
bem iluminada;
● 7% tiveram problemas com iluminação pública nos
12 meses que antecederam a pesquisa.
Resultados
bem diferentes dos coletados em 2020, quando a empresa assumiu
os serviços. Naquela época, apenas 48% dos pesquisados se diziam satisfeitos
com a iluminação da própria rua e 44% consideravam a cidade bem
iluminada.
“Vamos
dar continuidade na manutenção dos pontos e na expansão da iluminação pública
conforme as demandas do município”, pontua o executivo da ENGIE , lembrando
que, em mais de três
anos de contrato, já foram feitas, aproximadamente, 83 mil trocas de luminárias comuns pelas
de LED.
Ao todo, 18 espaços públicos, históricos e culturais receberam a iluminação
moderna. As vantagens da PPP vão além de uma iluminação de qualidade. Elas se
traduzem em economia nos gastos públicos, segurança,
valorização dos ativos imobiliários e qualidade de vida para os cidadãos.
Maria
Geralda de Faria, contadora, moradora do bairro Oswaldo Rezende, há 20 anos,
conta que a nova iluminação gerou
sensação de segurança.
“Notei
a mudança na Avenida Raulino Cotta Pacheco, quando fizeram a troca da iluminação. Nunca pude me permitir sentir
medo de andar por lá porque essa avenida é a única via de ligação para minha
casa. Mas, quando entrávamos no bairro, a situação era pior, era mais escuro.
Hoje, com as lâmpadas de LED , sentimos menos medo, e se precisarmos passar por
aqui, a pé tarde da noite, é possível, pois temos uma visibilidade maior da
estrada. Ela ficou mais iluminada, e acho importante expandir para todos os
bairros.”, relata Maria.
Com
as novas luminárias, a redução do consumo de energia chega a mais de 50% e as
lâmpadas duram quase quatro vezes mais
que as convencionais, podendo funcionar por 102 mil horas.
Isso
sem falar na sustentabilidade, já que as lâmpadas de LED dispensam a utilização de mercúrio,
minimizando os impactos negativos ao
meio ambiente no momento do descarte. Além disso, o alumínio e o plástico das
modernas luminárias são recicláveis.
Com
a troca das luminárias, a previsão é que haja uma redução de cerca de 2 mil
toneladas de gás carbônico por ano, colocando Uberlândia no rol das cidades que contribuem com a
descarbonização do planeta.
Para
falar com a ENGIE, os canais são o aplicativo “Cidade Iluminada” e por meio do
número 0800 006 1739.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo
carbono e serviços. Com seus quase 100 mil colaboradores, clientes, parceiros e
stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo
neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais
sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um
impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades
chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas
aos seus clientes.
No Brasil, a ENGIE é a maior empresa de geração
de energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de
energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas.