Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Trabalhe Com O Que Você Ama

Publicado em 12/02/2021 - 10:54 Por Dra. Gabriela Lein - Artigo editado em 12/02/2021 - 10:59
destaque
Créditos da imagem: Internet
Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.

Aposto que você já escutou essa falácia em algum momento da sua vida. Uma verdadeira enganação que na prática é impossível.

 Suponhamos que você encontrou uma profissão que faz seus olhos brilharem, te instiga a ser um bom profissional e executar isso com prazer. Mas dizer que serão assim todos os dias da sua vida é uma grande mentira. Dizer que devido ao “dom” não se cansará ou poderá trabalhar sem remuneração, por amor, não  é real além de ser  injusto.

 O talento, que talvez você tenha e investe no seu trabalho, é o que popularmente chamamos de dom. Uma propensão em executar essa atividade com mais facilidade e habilidade, mas para preservar a sua integridade deve ser paga. É sobre o valor do seu investimento para isso.

 De nada adiantará “um dom” sem esforço. Você pode ter uma facilidade maior em atividades física, ter aprendido nadar sozinha aos dois anos, mas se não se comprometer em treinar tal atividade, jamais aperfeiçoará ou tornará disso uma profissão.

 Você pode ter um “dom” de raciocínio lógico e conseguir realizar cálculos mentais com rapidez e exatidão, mas se não estudar e aperfeiçoar de acordo com a sua profissão, de nada adiantará.

 Pode ter uma percepção aguçada do sofrimento do outro associado a um raciocínio científico lógico, sabendo como medicar mais adequadamente, mas se não atualizar de tempos em tempos e despender um esforço para o aprimoramento, apenas o “dom” ficará ultrapassado. É sobre esse esforço, que deve ser pago e ter limites. É o seu trabalho.

 E mesmo com tudo isso, você se cansará. Haverão dias que parecerão nada fazer sentido. Em outro  que duvidará  se fez a escolha certa realmente. E está tudo bem tais questionamentos. É humano.

Entendo que esse comprometimento e esforço, está diretamente relacionado ao prazer em fazer o que se gosta, aumentando o limiar da suportabilidade em todos os momentos de dificuldade.
Então, trabalhe com o que você gosta e não romantize, se cansará, exigirá esforço e pensará em desistir algumas vezes. 
É sobre o real da vida.

Gabriela Lein

;

Tags:
 Dra. Gabriela Lein Dra. Gabriela Lein
Dra. Gabriela Lein

Gabriela Lein é médica atuante em psiquiatria, saúde de família e emergência. Atravessada pela psicanálise, há uma década atua em setor privado e público, realizando um exímio trabalho de investimento no indivíduo como cerne da vida. Visto esse modo atuante singular e impactante, promove saúde por onde passa, em âmbito nacional e internacional. Divulga seus questionamentos e inspira em suas redes sociais tanto no instagram quanto podcast, com base no conhecimento que tem do sofrimento humano real. Por aqui, semanalmente, acompanhem ela questionando o mundo em voz alta.

Leia também: Impactos Do Lockdown Na Saúde Mental