Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Uma Mineira Na Terra Da Rainha

Publicado em 22/03/2021 - 14:09 Por Daniela Pesconi-Arthur
destaque
Créditos da imagem: Imagem: ifunny.co


"Bom dia, gente! Deus ‘bençoe! Dá licença? Posso entrar?”, pergunta ela, limpando os pés no tapete, a cabeça meio dentro, meio fora da porta.


E é assim que eu chego aqui no Portal MegaMinas, quietinha, observando o ambiente e sem fazer muita firula. E chego dizendo “Oi, eu sou a Dani. A Dani, filha do Nelsinho e da Deli, tudo bem? Sentar? Aqui nesse cantinho mesmo? Tá bom, obrigada. Um cafezinho? Opa, claro! Aceito sim. Preto, sem açúcar, por favor.” 


Ah, um cafezinho pede um dedinho de prosa, né? Então, que tal a gente se conhecer um pouco? 


Como já disse ali acima, eu sou a Dani (Daniela, mas só minha mãe me chamava assim quando tava brava comigo. Ah… que saudade de ser chamada de “Daniela”. Lá se vão oito anos...) Sou mineira de Uberlândia, “adotada” pelo País de Gales (e vice-versa) há treze anos. Quando surgiu a oportunidade de escrever pro MegaMinas, o nome da minha coluna veio quase na mesma hora: Devaneios Mineiros na Terra da Rainha. Eu sempre gostei dessa palavra, devaneio, mas nunca tinha pensado em procurar o significado exato no dicionário. Até agora. E o que achei foi o seguinte:


Devaneio - dicionário Michaelis
Imagem: Dicionário online da língua portuguesa Michaelis

E não é que é super a minha cara? Já explico. Sou uma sonhadora incorrigível, com uma imaginação que quase não cabe na minha cabeça e que, por isso, se derrama pro papel (meus diários que o digam!). Daí que realmente vi que não havia título melhor pra essa coluna: Devaneios (praticamente meu nome do meio!) Mineiros (obviamente) na Terra da Rainha (onde eu moro). Nome perfeito? Check! E lá vou eu, obedecer, mais uma vez, um dos meus queridinhos da literatura inglesa, o William Wordsworth, e encher o papel com os sopros do meu coração.* Dessa vez, em mineirês.


Mas falar sobre o quê, você pode tá se perguntando. Olha, eu vou ser bem sincera com você. Eu meio que fui dada “carta branca” por aqui. Vai ter texto novo toda terça-feira, que e pra ficar com um ar de "Terças com Dani”, remetendo a um dos meus livros favoritos, Tuesdays with Morrie (em português “A última grande lição" ), e então vou escrever sobre o que me apetece… e os temas vão ser relacionados à escrita para o bem-estar, escrita criativa, e a vida fora do Brasil. Desmistificar um pouco essa coisa do “morar na Europa”. Chique, né, morar na Europa? Hmmm nem sempre. E também pra contar um pouco sobre o País de Gales. E já adianto: não, não é na Inglaterra, tá? Mesmo fazendo parte do Reino Unido, o País de Gales é um país s-e-p-a-r-a-d-o. Se falarem que moro na Inglaterra, já viro Welsh - e os olhos! - e vou logo corrigindo. Inclusive, se quiser saber algumas curiosidades sobre o país, pode dar uma espiadinha nesse artigo que escrevi no meu blog, A Casa na Praia. Você sabia que aqui eles reciclam cocô de ovelha para fazer cartões postais, papéis de carta e até aromatizante para carros! Imagina isso, gente!


Bom, mas como eu tava dizendo (ó, ó o devaneio aí...),  por aqui vou escrever sobre o meu orgulho de ser mineira, e também sobre as dores e delícias de morar fora do Brasil. Quero dividir com vocês a minha paixão pela escrita através de textos leves, “causos” e, de repente, quem sabe até uma crônica ou um conto não aparece por aqui? 


Pra terminar esse meu primeiro texto, meio sem pé nem cabeça, que já é pra deixar bem claro meu devaneio e não fazer propaganda enganosa, deixo com vocês um trecho de um poema de José B. Queiroz super fofo que encontrei. Ele é meio grandinho, mas você pode ler o poema completo aqui.


Ser Mineiro é dizer “uai”, é ser diferente,

é ter marca registrada,

é ter história.

Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza,

humildade e modéstia,

coragem e bravura,

fidalguia e elegância.


É junto dos bão que a gente fica mió.
Imagem: ifunny.co

E aqui tem “uai” demais da conta, mas fica pra próxima! Enquanto terça que vem não chega, a gente pode prosear por aqui ou por aqui! Você pode me mandar perguntas, comentários ou só dizer um "Oi!" mesmo. Vou adorar, e prometo devolver a prosa! :)

Beijoca e inté terça que vem!

Dani


* Frase original: “Fill your paper with the breathings of your heart.” ~ William Wordsworth


Tags: devaneios, mineira na terra da Rainha
 Daniela Pesconi-Arthur Daniela Pesconi-Arthur
Devaneios Mineiros Na Terra Da Rainha

Daniela Pesconi-Arthur é mineira de Uberlândia e formada em Letras - Inglês pela UFU, com mestrado em Literatura Inglesa e Escrita Criativa pela Cardiff Metropolitan University. Apaixonada por educação e pela língua, por mais de 20 anos, foi professora de inglês no Brasil, na Itália e no Reino Unido. Enquanto membro da Lapidus International, criou a série de workshops online e presenciais “Write Yourself” (“Escreva-se”) e em 2016 publicou o seu primeiro livro Loveandpizza.it. Atualmente cura o seu site ‘A Casa na Praia’, onde não só fala da sua vida de expatriada no País de Gales (UK), como dá dicas sobre escrita, criação de blogs, além de orientações e mentorias de negócios para brasileiras expatriadas que querem se tornar empreendedoras. Daniela está finalizando um curso de Hipnoterapia Transformacional Rápida (RTT), com a qual pretende ajudar ainda mais pessoas a transformarem suas vidas.

Leia também: Loveandpizza.it - Um Romance Em Napoli (Apresentação E Parte 1)