Aumente sua autoestima através da escrita
Publicado em 13/07/2021 - 04:01 Por Daniela Pesconi-Arthur“Escrever responde às suas perguntas - aquelas que você tem medo de fazer e aquelas que você tem feito toda a sua vida. Você sempre soube a resposta. Escrever te ajuda a reconhecer que você sabe.” ~ Nancy Slonim Aronie
Ok, vamos começar pelo básico do básico:
O que é autoestima?
De acordo com o NHS (National Health System - o “SUS” daqui do Reino Unido),
“Autoestima é a opinião que temos de nós mesmos.
Quando temos uma autoestima saudável, tendemos a nos sentir positivos em relação a nós mesmos e à vida em geral. Isso nos torna mais capazes de lidar com os altos e baixos da vida.
Quando nossa autoestima está baixa, tendemos a ver a nós mesmos e nossa vida de uma maneira mais negativa e crítica. Também nos sentimos menos capazes de enfrentar os desafios que a vida nos apresenta.” (fonte: www.nhs.uk)
Mas gente, se a vida é cheia de desafios, como vamos lidar?
Um dos desafios da vida moderna é a nossa dificuldade de controlar e comandar a nossa própria autoconfiança e autoestima. Isso é uma aflição comum, e tende a ter seus altos e baixos no nosso dia-a-dia.
Como nossas vidas diárias podem ser meio caóticas, é difícil encontrar tempo para desconstruir e/ou (re)formular nossos pensamentos. Nossas mentes parecem que estão em um olho de um furacão, e a confusão se instala num piscar de olhos - ou em um item a mais na nossa lista de afazeres. A gente começa a perder a perspectiva de como pensa e se sente sobre certos assuntos. Quando a confusão toma conta, nossa autoestima despenca.
Se a nossa autoestima ou autoconfiança está meio “capenga”, a tendência é a gente se esconder de situações sociais, parar de tentar coisas novas e evitar coisas que considera desafiadoras.
A curto prazo esse comportamento pode fazer a gente se sentir seguro. Porém, a longo prazo, isso pode se tornar um problema, por acabar reforçando nossos medos e dúvidas que estão escondidos por trás desse comportamento. Dessa forma, acabamos aprendendo a regra de que a única maneira de lidar e evitando situações, pessoas, fazer escolhas, e tomar decisões.
Viver com baixa autoestima pode prejudicar nossa saúde mental e levar a problemas como depressão e ansiedade. A baixa autoestima também pode nos levar a desenvolver hábitos prejudiciais, como beber demais, fumar, comer emocionalmente, etc, como maneiras de lidar com essa situação.
Mas o que fazer para dar uma levantada na autoestima?
A ferramenta mais poderosa que você pode usar a seu favor é o poder de escrever. Escrever é provavelmente uma das atividades mais terapêuticas que você pode ter em seu arsenal. Escrever permite que você tire da sua mente pensamentos que você nem mesmo sabe que teve! Lembra dos nossos medos e dúvidas escondidas dos quais eu falei ali acima?
Repetindo: escrever é o mais terapêutico de todos os poderes. No sentido de aumentar sua autoestima, ajuda você a perceber que seus pensamentos atrapalham sua inteligência. Quando tudo está girando em sua cabeça, é difícil saber exatamente o que você pensa ou sente.
De acordo com um estudo do British Psychological Society, (...) "os participantes que escreveram sobre capítulos de suas vidas apresentaram aumentos pequenos, mas estatisticamente significativos, em sua autoestima,(...)”
Então, o que te convido a fazer - a começar - HOJE MESMO, é um diálogo com você mesma através da escrita. Aquela escrita mais íntima que vai se tornar o diálogo mais bondoso que você pode ter com você mesma. Te convido a mergulhar pra dentro de si mesma e se (re)descobrir. E te dou um presente: um ebook que eu escrevi pra te ajudar a fazer brotar, de dentro de você, uma melhor versão de si mesma. Mais autoconfiante, que se conheça bem e que se ame incondicionalmente.
Aceita o convite?
Clique AQUI pra baixar o seu ebook gratuito “Escreva sua autoestima”.
Me conta nos comentários como esse ebook te ajudou! Vou amar saber!