Conhecida por seu famoso vinho Nobre, a pequena cidade é encantadora
Estive em Montepulciano há algumas semanas, estava apenas de passagem pela região e resolvi fazer um passeio curtinho pelas ruas do centro histórico da cidade, que fica na província de Siena. Sempre ouvi falarem desta encantadora cidade e do seu vinho e resolvi passar uma tarde de inverno por lá.
A cidade recebe turistas do mundo inteiro e ver as vielas e praças desertas me causaram uma impressão estranha e triste, 2020 foi um ano amargo para o setor do turismo e espero que tudo volte ao normal em breve.
Vamos lá, voltando a parte boa do passeio, o Centro histórico da cidade é um espetáculo! Montepulciano é pequena, na primeira rua que entrei, dei de cara com a Praça Grande. Nesta praça, duas belíssimas atrações: o Duomo, dedicado a Santa Maria Assunta (construída entre 1592 e 1630) e o Poço Medieval. Ali fica também o Palazzo dei Capitano del Popolo. Dentro das enormes muralhas, ficam a Igreja Sant’Agnese com seu imponente portal gótico original, a Fortaleza Del Sangallo e a Porta de Gracciano, restaurada em 1500.
Te convido a fazer este curto passeio pelas ruas da cidade. Aperte o play e vem descobrir comigo!
Ah sobre a questão do vinho nobre, os amantes de vinho já devem ter ouvido falar sobre o vinho nobre de Montepulciano, que é considerado um dos melhores vinhos do mundo. O Nobile di Montepulciano tem a denominação de D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida) isto quer dizer que o vinho precisa seguir uma série de regras durante todo o processo de produção: desde a colheita das uvas até seu engarrafamento e, inclusiva, sua comercialização. Tem um consórcio que faz auditorias constantes em todos os produtores e faz com que todas as regras sejam respeitadas a risca.
Mas a terra do vinho nobre vai além, tem muita história, beleza e cultura que fazem parte dessa pequena cidade toscana que tem uma das paisagens mais incríveis que já vi.