Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Torcello, a ilha "menos" famosa de Veneza

Publicado em 02/03/2022 - 19:30 Por José Junior
destaque
Créditos da imagem: arquivo pessoal
A apenas 10 km da Piazza San Marco, na parte nordeste da lagoa de Veneza, fica a ilha de Torcello. Hoje é habitada apenas por algumas dezenas de pessoas, mas há 1500 anos foi o berço de toda a civilização veneziana: no ano 638 o bispo católico de Altino, na época a principal cidade romana da a área, sob a pressão da invasão das hordas bárbaras, mudou-se para Torcello com grande parte da população.

Torcello teve seu maior desenvolvimento entre os séculos VII e X, chegando a 20.000 habitantes, graças à prosperidade de seu comércio. Ao longo dos séculos seguintes, gradualmente e implacavelmente perdeu sua importância, pois todas as principais atividades de produção estavam agora centralizadas na vizinha Veneza. Dos numerosos palácios nobres, várias igrejas e mosteiros que outrora povoaram a ilha, hoje restam apenas alguns monumentos sobreviventes. Entre estes sobretudo o extraordinário conjunto monumental constituído pela catedral de Santa Maria Assunta (fundada em 639), com os seus mosaicos bizantino-românicos dos séculos XI e XII e a sua torre sineira do século XI que se destaca imponente por dominar toda a lagoa.

Vem Descobrir Comigo esta pequena ilha de Veneza!


Tags: Italia, Veneza, Europa, torcello
 José Junior José Junior
Descubra Comigo

Sou um jornalista Mineiro de Uberlândia e filho adotivo da Itália, mestre em Comunicação Intercultural pela Universidade de Verona e Pós Graduado em Turismo pela Universidade de Pádua. Viajar e comunicar são duas paixões. Descobrir novos lugares e interagir com diversas culturas me move e me deixa vivo. Sou um curioso nato e isso me leva a novos caminhos que não fazem parte do turismo tradicional. Quer saber por onde ando? Quer descobrir novos caminhos? Venha e descubra comigo. Post novo todas as sextas feiras

Leia também: Estava precisando de uma pausa para refrescar a mente