Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Pizza Com Cerveja É Uma Mistura Italiana Ideal?

Publicado em 23/02/2021 - 16:44 Por José Junior
destaque
Créditos da imagem: arquivo pessoal

Italianos usam grãos da produção de cerveja na massa da pizza

Quando falamos em pizza sempre nos lembramos da Itália, na verdade a pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, no sul da Itália, por volta do século 18. Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga. E quando você chega aqui na Italia, é fácil perceber que uma pizza é sempre uma boa pedida para os italianos. Seja no almoço ou no jantar ela tem um papel importante na gastronomia do país.

Agora uma curiosidade, se você quer seguir a tradição italiana na hora de comer uma pizza, deve pedir uma cerveja ou um chope. Diferente do que a gente imagina, ou se prega por aí, italiano não tem o hábito de consumir pizza com vinho. Ficou surpreso? Eu também fiquei quando cheguei aqui!

Com o boom das cervejarias artesanais, essa tradição ganhou ainda mais força. E que tal usar os ingredientes da produção da cerveja para preparar uma boa pizza? Foi o que fez uma cervejaria aqui no norte da Itália, quer saber mais?

Aperte o play e vem descobrir comigo

Esse hábito de comer pizza bebendo cerveja tem uma explicação, fui procurar entender o motivo e veja só, na década de 1950, com o boom econômico, o consumo de cerveja aumentou, superando as barreiras impostas pelas medidas fiscais herdadas do regime fascista. Junto com isso, foi promulgada uma lei que proibia a venda de bebidas alcoólicas acima de 8 graus em pizzarias. Então, as pizzarias não podiam comercializar vinho. Os italianos bebiam a cerveja por ser uma alternativa à água, o que prevalece até hoje.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Quer saber mais ou sugerir algo, mande uma mensagem no meu instagram: josejunior_jr

Até a próxima! 


Tags: Italia, Vicenza, Europa, pizza
 José Junior José Junior
Descubra Comigo

Sou um jornalista Mineiro de Uberlândia e filho adotivo da Itália, mestre em Comunicação Intercultural pela Universidade de Verona e Pós Graduado em Turismo pela Universidade de Pádua. Viajar e comunicar são duas paixões. Descobrir novos lugares e interagir com diversas culturas me move e me deixa vivo. Sou um curioso nato e isso me leva a novos caminhos que não fazem parte do turismo tradicional. Quer saber por onde ando? Quer descobrir novos caminhos? Venha e descubra comigo. Post novo todas as sextas feiras

Leia também: Uma viagem gastronômica com sabor de produtos da montanha