Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

O Horto Botânico Mais Antigo Do Mundo

Publicado em 26/01/2021 - 11:48 Por José Junior
destaque
Créditos da imagem: arquivo pessoal
O Jardim reúne mais de 7 mil exemplares de plantas 

Uma das atrações para ver em Pádua na Itália é certamente o Jardim Botânico, um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997. É o jardim botânico universitário mais antigo do mundo, fundado em 1545 para ajudar os alunos a reconhecer as plantas medicinais.  O  jardim foi enriquecido ao longo dos anos com um número crescente de plantas de todos os cantos do mundo: hoje são cerca de 7.000 exemplares com 3.500 espécies botânicas.

O mais interessante é que as plantas podem ser admiradas tanto no exterior onde as plantas estão dispostas em canteiros bem definidos como: plantas venenosas, plantas raras e ameaçadas de extinção, plantas medicinais e tantas outras, como no interior onde se reproduzem as zonas climáticas da Terra: chuva tropical floresta, floresta tropical sub-úmida, áreas temperadas, áreas mediterrâneas e áreas áridas. 

Os percursos são muito bem explicados, com vários sinais que descrevem detalhadamente o nome da planta, a sua origem e por vezes até a sua função. Visitei primeiro o jardim ao ar livre, depois fui ver as estufas,  fiquei impressionado!

Aperte o play e Descubra um pouco mais sobre o horto botânico mais antigo do mundo



Contato realmente lindo com essa natureza rica em plantas de todos os tipos, que lhe confere cores e aromas encantadores. Um detalhe a não perder é a "Palmeira Goethe" porque inspirou o escritor alemão, data de 1585 e é a planta mais antiga do jardim botânico. Mesmo que você não goste de botânica, recomendo fazer uma parada obrigatória para visitá-la, que maravilha!

Estufa que te leva diretamente para uma floresta tropical
Estufas que te transportam para outros biomas do mundo
O que me impressionou uma estrutura de estufas climatizadas, buscando com perfeição reproduzir o ambiente de todos os biomas e climas do mundo. Lá você vai do deserto à floresta tropical com poucas portas. Tudo muito impressionante, sistemas automatizados controlam temperatura e unidade e iluminação para que as plantas de cada parte do planeta possam se desenvolver! Fascinante para quem gosta de biologia e para quem ama a natureza!




Até a próxima! 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe! 

Mande-me sugestões, fale comigo no instagram @josejunior_jr

Tags: italia, turismo, viajar, europa, natureza, Pádua
 José Junior José Junior
Descubra Comigo

Sou um jornalista Mineiro de Uberlândia e filho adotivo da Itália, mestre em Comunicação Intercultural pela Universidade de Verona e Pós Graduado em Turismo pela Universidade de Pádua. Viajar e comunicar são duas paixões. Descobrir novos lugares e interagir com diversas culturas me move e me deixa vivo. Sou um curioso nato e isso me leva a novos caminhos que não fazem parte do turismo tradicional. Quer saber por onde ando? Quer descobrir novos caminhos? Venha e descubra comigo. Post novo todas as sextas feiras

Leia também: Uma viagem gastronômica com sabor de produtos da montanha