Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Oi Gente!!!! Feliz Natal Para Vocês!!!!!!

Publicado em 25/12/2020 - 08:28 Por Jeremias Brasileiro
destaque
Créditos da imagem: Pintura de Karyna Novais. Marujos Azul de Maio e Jeremias Brasileiro.

É com certeza um natal sem muita festividade, mais no aconchego dos lares, mas ainda assim é Natal. Desejo muita reflexão e muita intensidade nas ações positivas, que elas possam fazer parte do cotidiano de nossas vidas. Para aqueles e aquelas que celebram as festas centenárias das congadas conforme imagem de capa dessa crônica, a expectativa é de que os tambores possam ressoar em 2021 por toda as Minas Gerais.

 

Sabemos naturalmente, que de uns tempos recentes, entretanto, o natal perdeu a simbologia da vida do aniversariante, dos reis magos, da luz. Ele passou a ser cada vez mais – já o era desde o início – sinônimo de presentes modernos, sofisticados, sem, contudo, remeter-se com ênfase maior na figura do homenageado.   


Essa percepção parece pouco impactar os tempos de agora, pois, mesmo sob essa lógica do distanciamento, da pandemia, com certeza os ornamentos, as decorações, os altares, oratórios e pequenos presépios estarão permeados de imagens devocionais. Nesse contexto quão seria importante descobrir que essas questões natalinas podem ser motivo de reflexões para além das festividades. 


É que a vida dos tempos antigos também é um cenário de pensar os natais de agora, respeitando-se as temporalidades. Muitos naturalmente vão se aproveitar desse momento para com suas máscaras evitar os beijos, os abraços, mas na realidade, o mundo é cada vez mais um temporal econômico, pouco há de fé real. 


Cuidemos o máximo possível uns dos outros, principalmente nossos idosos, quanto menos aglomerações, melhor para que possamos no próximo Natal, celebrarmos todos juntos e sem ter de chorar a ausência de alguém por descuido nosso nesse Natal de fim de ano que se avizinha. Oi Gente!! Feliz Natal Para Vocês!!!!!!!

Tags: natal, cuidar, ser feliz
 Jeremias Brasileiro Jeremias Brasileiro
Crônicas e Ensaios das Gerais

Doutor em História Social pela Universidade federal de Uberlândia. É Comandante Geral da Festa da Congada da cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, desde o ano de 2005 e presidente da Irmandade do Reinado do Rosário de Rio Paranaíba, Alto Paranaíba, Minas Gerais, desde o ano de 2011. Desenvolve pesquisas sobre cultura afro-brasileira e sua diversidade nas Congadas de Minas Gerais, associando-as com o contexto educacional, em uma perspectiva epistemológica congadeira, de ancestralidade africana. Um intelectual afro-brasileiro reconhecido na obra de Eduardo de Oliveira: Quem é quem na negritude Brasileira (Ministério da Justiça, 1998), que lista biografias de 500 personalidades negras no Brasil; e na obra de Nei Lopes: Dicionário Literário afro-brasileiro (Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2011). Detentor de um dos maiores acervos digitais sobre as Congadas de Minas Gerais, constituído desde a década de 1980, historiador com vasta experiência e produção cientifica sobre ritualidades, simbologias, coexistências culturais e religiosas em oposição ao conceito de sincretismo. Escritor, poeta, possui textos de dramaturgia, crônicas, literatura afro-brasileira.

Leia também: Atravessar A Pinguela Do Santa Mônica Para O Tibery