Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Uma comunicação (de fato) do bem

Publicado em 23/11/2021 - 15:59 Por Marcela Mesquita
destaque
Créditos da imagem: Canva

Prezado leitor,

Toda vez que aqui escrevo me pego pensando: quem será que me lê do outro lado da tela? Pode ser alguém do outro lado do mundo ou meu vizinho aqui do "602". É fato que, independente do que publicamos, terá alguém para ler, julgar ou avaliar. O que esquecemos é que nem todo mundo recebe a mensagem do mesmo jeito. Ficou confuso(a)? Vou explicar melhor. 

Nem todo mundo que me acompanha na TV (ou por aqui) sabe que sou professora universitária há um ano e meio e logo na primeira turma me deparei com um desafio enorme: adaptar o conteúdo para uma aluna com deficiência. Ana Gabriela (nunca vou me esquecer) tem deficiência auditiva e acompanhou todo o semestre na companhia de uma intérprete. A Ana é muito inteligente e com a ajuda da Joelma (que também marcou demais a minha trajetória) acompanhou todo o semestre. Sinara (profa. parceira de disciplina) e eu tivemos que adaptar o jeito de lecionar falando mais devagar, evitando termos em outros idiomas e legendando vídeos. Sabe algo que foi difícil pra gente e deveria ser comum? Vencemos o semestre em equipe e aprendemos muito! MUITO!


Aprendi demais com o exemplo da Ana e continuo aprendendo. Ela publicou um vídeo incrível explicando sobre a dificuldade que tem de acessar os conteúdos na internet. Olha só:


Adaptar o conteúdo é simples. O próprio Instagram oferece o recurso de legendas automáticas para vídeos no "feed". Veja como ativar: 



As legendas automáticas são ótimas, mas tendem a alterar algumas palavras (dependendo de como pronunciamos) e geralmente utilizo o aplicativo "CapCut" que também permite legendas automáticas mas com a possibilidade de editar. Também tem um mini tutorial aqui: 




Se cada um fizer um pouquinho teremos juntos uma comunicação do bem DE VERDADE, com empatia. É o mínimo que podemos fazer para que mais e mais pessoas tenham acesso aos nosso conteúdos. Pense nisso! ;) 

 

;

;

;