Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Já pensou se o Instagram e o WhatsApp não voltassem?

Publicado em 04/10/2021 - 17:08 Por Marcela Mesquita
destaque
Créditos da imagem: Canva
É, meu povo: a internet parou na tarde de ontem. WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram por horas fora do ar. Já havia acontecido, mas não por tanto tempo! Tem quem diga que culpa foi do fenômeno da astrologia chamado "Mercúrio Retrógrado" (saiba aqui do que se trata) ou de uma invasão de hackers na “3ª Guerra Mundial", mas o motivo ainda não foi confirmado pelo Facebook, que é a empresa responsável pelas três plataformas. 

Claro que não faltaram "memes" na tarde de segunda-feira: 










O G1 fez uma seleção dos melhores (vale a pena dar um pulinho lá). 

Brincadeiras à parte, vou confessar que foi estranho ficar sem acessar as principais redes sociais (pelo menos na minha rotina) porque, de fato: temos uma dependência. O WhatsApp é onde mantenho contatos profissionais e o envio comprovantes de pagamento. Me ajuda MUITO na organização diária, acredita? Já o Instagram é pra mim um trabalho (por conta do curso que vou lançar em breve sobre a plataforma). Me programei para ficar por conta de criar conteúdo e, não tive como publicar! 

Por mais que o "detox" seja importante (e necessário) é notório que somos tecnologicamente dependentes. Sim, somos MUITO e a dependência é um perigo!

Primeiro: além de não aproveitarmos 100% a vida (bonita como é) no dia que a internet parou, paramos também. As nossas empresas pararam. Perdemos momentos, perdemos tempo e perdemos dinheiro. 

Sabe o que devemos aprender com o que rolou? Que não podemos ser reféns de nenhuma rede social. Imagina se o Instagram acaba do nada? Por onde as pessoas terão acesso ao seu produto? Sem o WhatsApp? Por onde vai vender? 

Sei de empresas perderam dinheiro por não ter por onde vender! Lembre-se que você pode garantir a durabilidade da sua marca, mas não tem controle sobre as plataformas que utiliza! 

As redes sociais são ÓTIMAS alternativas para potencializar vendas, estreitar o relacionamento com o consumidor, mas não substituem o básico como atendimento e presença. Veja abaixo outras maneiras de interagir com o público:

E-mail marketing;
Telegram (uso e amo);
Newsletter;
Twitter, TikTok e YouTube;
Google Adwords - patrocinar anúncios pelo Google.

Beijo, beijo  e te vejo no próximo conteúdo! ;)

Importante: o texto foi feito de tarde e programado às 17h05. Por volta de 19h o problema já havia sido solucionado! O Facebook ainda apura o que pode ter acontecido.

Tags: comununicacaodobem
 Marcela Mesquita Marcela Mesquita
Comunicação Do Bem

Marcela é jornalista, repórter da TV Integração e MBA em Comunicação Digital. É professora universitária e apaixonada por natureza, pessoas e animais.

Leia também: Por que temos medo de empreender?