Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Erros que você comete no seu perfil

Publicado em 07/12/2021 - 16:50 Por Marcela Mesquita
destaque
Créditos da imagem: Canva
Fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Quem nunca? Me incluo nesse time também!

Como em tudo na vida, seus resultados no Instagram são completamente proporcionais às suas ações e decisões. Cada vez mais pessoas têm reclamado – inclusive publicamente – que o Instagram não entrega mais o que vinha entregando. É fato! O app tem mudado bastante sua lógica de distribuição de conteúdo e muita gente continua produzindo e veiculando como no passado. Ou seja: se continuar fazendo o mesmo que dava certo há um tempo, e não acompanhar as mudanças, o resultado não virá. Simples assim!

Pra medir seus resultados o mais importante é analisar se seu conteúdo tem coerência com o seu objetivo, seja ele qual for: vender, relacionar, criar autoridade, influenciar outras pessoas... Se começar a produzir por produzir, postar por postar, apenas pra cumprir um calendário feito muitas vezes sem planejamento, não vai dar certo.

Procure acompanhar o que o Instagram tem trazido de novidades. Aposte em vídeos. Use as ferramentas que ele mesmo disponibiliza: Reels, Lives (em parceria com outra pessoa é ótimo). O app gosta das contas que usam as ferramentas e recompensa isso entregando seu conteúdo de forma orgânica. 

E não precisa “apelar” pra fazer isso. Fazer vídeo é diferente de “fazer dancinha”. Gravar e publicar um Reels não significa que você tem que usar uma música ou áudio que está “bombando”. Sabe a coerência que falamos acima? Ela deve sempre ser seu guia, seu norte, para a verdadeira conexão com seu público acontecer. 

Lembre-se: mais vale um menor número de seguidores engajados do que uma infinidade de gente que sequer sabe o que você faz

Todo mundo quer um “atalho” pra crescer rápido no Instagram, né? No entanto, como já dissemos aqui várias vezes, não existe dinheiro fácil, fórmula mágica nem receita pronta para crescer. 

Muitas pessoas, na busca desenfreada por mais seguidores, likes e vendas, acabam optando por “atalhos” que não são bem-vistos pelo próprio Instagram. O resultado? Essas contas podem acabar punidas com o chamado Shadowban! 

Crescer no Instagram (ou outra rede social) não é fácil, mas é possível. Para isso é preciso conteúdo relevante, frequência, planejamento e muito trabalho! 

O conteúdo foi feito em parceria com o Ricardo Nogueira, também jornalista! A gente tem um projeto muuuuito legal <3 chamado Instagram na Prática (@insta.na.pratica) e te convido a me acompanhar também com dicas semanais sobre marketing e comunicação. 

Beijo, beijo e te encontro no próximo conteúdo! 
Marcela :)

Tags: comununicacaodobem
 Marcela Mesquita Marcela Mesquita
Comunicação Do Bem

Marcela é jornalista, repórter da TV Integração e MBA em Comunicação Digital. É professora universitária e apaixonada por natureza, pessoas e animais.

Leia também: Chegou o momento de demitir...