Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Clipping Cultural #11

Publicado em 18/02/2021 - 15:22 Por Breno Motta
destaque
Créditos da imagem: Arte: Eduardo Novaes

CLIPPING CULTURAL ESPECIAL 2 DE CARNAVAL! 


ABRE-ALAS QUE NÓS QUEREMOS PASSAR!

Laura Conceição, MC, poeta e compositora canta o samba da Estação Primeira de Mangueira de 2019 "História pra ninar gente grande", de Deivid Domênico, Tomaz Miranda, Mama, Márcio Bola, Ronie Oliveira, Danilo Firmino, Manu da Cuíca e Luiz Carlos Máximo.  


DICAS DO DIA! 

Livro "Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta"

Antologia poética organizada pela escritora Mel Duarte. Reúne poesias de 15 mulheres slammers de todas as regiões do Brasil. Os chamados poetry slams chegaram ao Brasil pelas mãos de Roberta Estrela D'Alva, em 2008, e são batalhas de poesia falada com temática livre que tem como destaque temas como racismo, machismo e desigualdade social. Com prefácio de Conceição Evaristo, o livro conta também com ilustrações de Lela Brandão e é organizado pela escritora Mel Duarte, autora de uma das performances de maior destaque da FLIP 2016 e integrante do Slam das Minas - SP. "Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta" é uma escrita das seguintes autoras: Anna Suav, Bell Puã, Bor Blue, Cristal Rocha, Dall Farra, Danielle Almeida, Laura Conceição, Letícia Brito, Luiza Romão, Luz Ribeiro, Mariana Félix, Meimei Bastos, Negafya, Roberta Estrela d'Alva e Ryane Leão. 


Série "Dr. Castor" 

Lançada em fevereiro de 2021, a série da GloboPlay é um documentário sobre o todo poderoso chefão do jogo do bicho carioca durante os anos 70, 80 e 90. Castor de Andrade (1926-1997) usou o futebol e o carnaval para legitimar sua imagem. Sedutor, carismático e violento, ele construiu um império de crimes no RJ. 

Documentário, 4 episódios. 



Série "Os últimos dias de Gilda"

Também lançada em 2021, a série produzida pelo Canal Brasil conta a história de Gilda, uma mulher livre, no mais amplo sentido da palavra. Tanto desapego e independência incomodam a vizinhança, principalmente a esposa de um pastor com aspirações eleitorais.

Drama, 4 episódios. 

Direção: Gustavo Pizzi

Com Karine Telles, Julia Stockler, Antonio Saboia, Inez Viana e outros.

Disponível em: https://globoplay.globo.com/os-ultimos-dias-de-gilda/t/7WXmmk21fC/


ABRE-ALAS QUE NÓS QUEREMOS PASSAR!

Lúcia Moreira, coordenadora da instituição Anjos da Rua JF, canta o clássico samba do Acadêmicos do Salgueiro, de 1993, "Peguei um Ita no Norte", de Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade. 

E a professora e psicóloga Gilmara Mariosa relembra outro clássico: "Ratos e Urubus, larguem minha fantasia", de Betinho, Glyvaldo, Zé Maria e Osmar, da Beija-Flor de Nilópolis, de 1989. 


E UMA NOTÍCIA PARA OS ARTISTAS JUIZ-FORANOS! 

O Conselho Municipal de Cultura, o Concult, convida para o primeiro Fórum de Artes Cênicas de 2021. O eixo da discussão será “O que esperamos do poder público para as artes cênicas e o que podemos propor?”. O encontro será pela plataforma Google Meet no dia 19 de fevereiro, sexta, às 19h30. 


E FECHANDO NOSSO DESFILE!

Tem o rei momo do carnaval de Juiz de Fora dando uma palavrinha com o Clipping Cultural e a rainha de bateria da Juventude Imperial, escola de samba local, Regina Ferreira, dando uma palhinha do samba do bloco Come Quieto, do qual ela é rainha.