Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Clipping Cultural #10 Especial Carnaval

Publicado em 11/02/2021 - 15:58 Por Breno Motta
destaque
Créditos da imagem: Arte: Eduardo Novaes

CLIPPING CULTURAL ESPECIAL CARNAVAL! 


COMISSÃO DE FRENTE: 10,00

Érica Salazar, jornalista, apresentadora e editora da TV Integração, canta o samba “A Juventude tem um tarol, que anuncia a morte do Rei Sol”, de Flavinho da Juventude e Hegel Pontes, desfile campeão da escola juiz-forana Juventude Imperial, em 1979. 

 

ABRE-ALAS: 10,00

“É no chuê, chuê

É no chuê, chuá

Não quero nem saber

As águas vão rolar

É no chuê, chuê

É chuê, chuá

Pois a tristeza já deixei pra lá”

O colunista que aqui vos fala abre o programa de hoje com o samba “Chuê, chuá... As águas vão rolar”, da Mocidade Independente de Padre Miguel, campeã do carnaval carioca de 1991. 


DICAS DO DIA: CINEMINHA NO AR! 

Rainha, curta-metragem, de 2016, de Sabrina Fidalgo. Com Ana Flavia Cavalcantti, Bianca Joy Porte, e outros. Sinopse: Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém, ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas. 

Drama, preto e branco, 31min.

Onde? No Youtube. 



Fevereiros, documentário, de 2017, de Márcio Debellian. Sinopse: A Mangueira foi campeã do carnaval carioca em 2016 com um enredo em homenagem a Maria Bethânia. Este foi o ponto de partida do documentário Fevereiros, que acompanhou a preparação da Escola – dos desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida – e percorreu uma viagem ao Recôncavo baiano acompanhando a cantora nas festas populares de sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação.

Documentário, 1h15min. 

Onde? No Youtube e no Google Play Filmes. 



Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval, longa de 1959, uma parceria entre Brasil, França e Itália. A trilha é de Tom Jobim e Luis Bonfá e o roteiro é baseado na peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes. O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro representando a França. Foi a primeira produção em língua portuguesa a conquistar uma estatueta do Oscar. E o enredo é inspirado na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice, mas com a adaptação devidamente ambientada numa favela do Rio de Janeiro, na época do carnaval. 

Romance/drama, 1h47min. 

Onde? Na Amazon Prime. 



Fim de Festa, de 2019, com direção do Hilton Lacerda. Sinopse: Breno e Penha conhecem Ângelo e Indira, um casal que veio da Bahia para festejar o Carnaval. Em uma confraternização, os quatro se reúnem na casa de Breno, mas a Quarta-Feira de Cinzas traz uma má notícia: uma jovem francesa é brutalmente assassinada a pauladas. O crime faz o pai de Breno, um policial civil, retornar mais cedo de suas férias para investigar o caso.

Drama, 1h34min. 

Onde? No Youtube, Telecine e no Google Play Filmes!



MADRINHA DE BATERIA: 10,00

Giane Elisa, diretora geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), canta o samba “Exaltação ao Rio São Francisco”, da Unidos dos Passos, escola juiz-forana campeão do carnaval de 1977. 


MAIS DICAS CULTURAIS!

Mostra Ó Abre Alas, do Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura, espaço da Universidade Federal de Juiz de Fora. A exposição online reúne miniaturas de bonecos vestidos com réplicas de algumas das principais fantasias utilizadas no carnaval. 

Para acompanhar a mostra, basta acessar as redes sociais do Forum da Cultura, às segundas, quartas e sextas, sempre ao meio dia. Somente até o dia 26 de fevereiro.  

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: forumdaculturaufjf


PUXADORA OFICIAL: 10,00 

Sandra Portella, cantora e compositora, canta o samba “Contos de Areia”, de Dedé a Portela e Norival Reis, um clássico da Portela do ano de 1984.

Tags: cultura, humor, dicas culturais, cinema, sétima arte, especial, carnaval
 Breno Motta Breno Motta
Blog Do Brenny

Dicas culturais. Teatro, cinema, televisão. Tudo com muito humor. Veiculações: terças e quintas

Leia também: Clipping Cultural #11