Faça login na sua conta!

Ainda não tem uma conta? Cadastre-se agora mesmo!

Mega Colunistas

Colunistas

Cuidados Com Os Pets Durante A Pandemia Do Coronavírus

Publicado em 06/11/2020 - 22:54 Por Valeriana Medrado - Artigo editado em 06/11/2020 - 22:59
destaque
Créditos da imagem: Zhugher/Pixabay
Mesmo após 8 meses de pandemia no Brasil, muitos tutores de animais de estimação ainda estão preocupados com a possibilidade dos pets transmitirem a doença. Por isso,  conversei com o médico veterinário do Pronto Socorro Veterinário (PSV), Dr Daniel Peixoto sobre o assunto. Confira na entrevista abaixo.

Os animais podem transmitir o novo coronavírus?

Dr Daniel Peixoto: Não existe nenhum relato de transmissão da doença dos pets para os humanos, ou seja, não é uma zoonose.

Quais cuidados precisamos ter com os animais durante a pandemia?

Dr Daniel Peixoto: Apesar de não haver registros de transmissão entre animais e pessoas, sabemos que o vírus pode ser depositado na pelagem dos animais e outras pessoas podem se contaminar. Por isso, qualquer pessoa com sintomas suspeitos devem evitar manipular seus animais para que esses não sirvam de fomites para infectar outras pessoas.

Se for levar o pet para passear, use máscara e ao chegar em casa, siga todos os protocolos de higienização pessoal. Faça o mesmo com seu animal, dê preferência dê um banho nele com produtos próprios para pele e pelagem.

Quais cuidados são necessários para levar o pet ao veterinário ou ao pet shop por exemplo?

Dr Daniel Peixoto: Utilize máscara, use álcool gel nas mãos e braços constantemente, evite proximidades desnecessárias de outras pessoas. Ao retornar, tome todos os cuidados já falados na questão anterior.

Meu cão é vacinado contra o coronavírus, essa vacina pode servir para os humanos? 

Dr Daniel Peixoto: De forma alguma, apesar de ser coronavírus também, o tipo de vírus é outro e não há proteção cruzada entre essas doenças. Só terá riscos de complicações. 

;

;

Tags: animais de estimação, coronavírus, covid, pets
 Valeriana Medrado Valeriana Medrado
Amigo Pet

Jornalista especialista em escrever sobre animais de estimação. Mãe da Maria Luísa e de mais cinco cães: Pimpão, Lana, Max, Puma e Rick.

Leia também: Cadê O Meu Dono?